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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13947
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarneiro, Davi Clementino-
dc.date.accessioned2019-03-28T14:04:06Z-
dc.date.available2018-10-29-
dc.date.available2019-03-28T14:04:06Z-
dc.date.issued2018-06-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13947-
dc.description.abstractEl presente estudio tuvo como objetivo realizar un levantamiento de componente curricular relacionado con la gestión de consultorios, liderazgo y marketing odontológico en las rejillas curriculares y planes de enseñanza de los cursos de graduación en odontología del nordeste de Brasil. Se analizaron sesenta y cuatro facultades con curso de graduación en odontología activa, donde de sus sitios y por contacto fueron pedidos sus matrices curriculares, de donde se analizaron la existencia de componentes curriculares con relación a los temas propuestos, su dependência administrativa, en qué período se , localizaban, su carga horaria semestral, su clasificación obligatoria / optativa y condición de enseñanza teórico / práctica. El nordeste posee 64 facultades de odontología, el 16,62% de las existentes en el país. De este número, 55 (86%) se habían obtenido datos analizados. De los datos, 35 facultades (55%) relataron poseer componente curricular conrelación a los temas propuestos. Al analizar estos datos, se verificó que su mayor parcela posee el nombre entre entre Administración y Administración (46%) y Orientación Profesional (34%). El noveno y sexto período fueron los más recurrentes, con el 21,43% y el 10,71% de las veces, respectivamente. El 48,39% de los componentes curriculares tenían 40 horas semestrales, y eran clasificadas como obligatorias (87,50%), además de ser ministradas de forma puramente teórica (78,79%). Aunque hay un gran número de componentes curriculares relacionados con los temas propuestos, se transmiten en su mayoría de forma teórica, sin tener en cuenta las necesidades que existen para la enseñanza completa de las temáticas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tahis Silva (tahis@ccs.ufpb.br) on 2019-03-28T14:04:06Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DCC29102018.pdf: 684794 bytes, checksum: bcb1aafe5c650daf3e2ed9b651bd5fdb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-28T14:04:06Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DCC29102018.pdf: 684794 bytes, checksum: bcb1aafe5c650daf3e2ed9b651bd5fdb (MD5) Previous issue date: 2018-06-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação em Odontologiapt_BR
dc.subjectLiderançapt_BR
dc.subjectAdministração de Serviços de Saúdept_BR
dc.subjectOdontologiapt_BR
dc.titleGestão, liderança e marketing: levantamento dos cursos de graduação em Odontologia do nordestept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1D’Assunção, Fabio Luiz Cunha-
dc.description.resumoO presente estudo objetivou realizar um levantamento de componentes curriculares relacionadas a gestão de consultórios, liderança e marketing odontológico nas grades curriculares e planos de ensino dos cursos de graduação em Odontologia do Nordeste do Brasil. Sessenta e quatro faculdades com curso de graduação em odontologia ativo foram analisadas, a partir de seus sites e por contato foram requisitadas suas matrizes curriculares, de onde foram analisados os seguintes itens: a existência de componentes curriculares com relação aos temas propostos, sua dependência administrativa, em que período se localizavam, sua carga horária semestral, sua classificação obrigatória/optativa e condição de ensino teórico/prática. O Nordeste possui 64 faculdades de odontologia, 16,62% das existentes no país. Deste número, 55 (86%) haviam/foi obtido dados analisáveis. Dos dados obtidos, 35 faculdades (55%) relataram possuir componente curricular com relação aos temas propostos. Analisando estes dados, verificou-se que sua maior parcela possui o nome entre Gestão e Administração (46%) e Orientação Profissional (34%). O nono e sexto período foram os mais recorrentes, com 21,43% e 10,71% das vezes, respectivamente. 48,39% dos componentes curriculares tinham 40 horas semestrais, e eram classificadas como obrigatórias (87,50%), além de serem ministradas de forma puramente teórica (78,79%). De acordo com os resultados, pode-se concluir que embora haja um grande número de componentes curriculares relacionadas aos temas propostos, são transmitidos em sua maioria de forma teórica, sem levar em conta as necessidades que existem para o ensino completo das temáticas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentOdontologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIApt_BR
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