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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1400
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFIDELIS, Sinara Thereza dos Santos-
dc.date.accessioned2016-10-10T14:30:13Z-
dc.date.available2016-10-10T14:30:13Z-
dc.date.issued2016-10-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1400-
dc.description.provenanceSubmitted by André Silva (andredomingoss@outlook.com) on 2016-10-10T14:30:13Z No. of bitstreams: 1 STSF101016.pdf: 967263 bytes, checksum: d214269b2b9eae95f9b61c7af39f2c53 (MD5)en
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dc.language.isoptpt_BR
dc.relation.ispartofseriesJoão Pessoa,;2015.-
dc.subjectENSINO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃOpt_BR
dc.subjectESTILOS DE APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subjectPRÁTICA DOCENTEpt_BR
dc.titleEstilos de aprendizagem e a prática docente no curso de Administração da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo analisar qual a relação entre os estilos de aprendizagem dos docentes e as estratégias de ensino utilizadas em sua ação profissional do Curso de Administração da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). De maneira a atender os propósitos foram estabelecidos três objetivos específicos: a) caracterizar os estilos de aprendizagem dos docentes do Curso de Administração da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); b) identificar as estratégias de ensino utilizadas pelos docentes do Curso de Administração da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e c) efetuar correlações entre os estilos de aprendizagem dos docentes do Curso de Administração da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e as estratégias de ensino utilizadas. Para compreender a temática do trabalho a fundamentação teórica abordou dois temas centrais: Os estilos de aprendizagem e a prática docente. O entendimento dos estilos de aprendizagem deu-se pelas visões de David Kolb e Felder-Soloman e ofereceu suporte para que o conceito, a importância de conhecer a temática, o papel da experiência e reflexão na aprendizagem, bem como, as implicações advindas deste conhecimento pudesse alcançar um dos objetivos do estudo. A prática docente foi uma seção em que se pode mostrar o que é ser professor, qual a competência necessária para o exercício, utilização das metodologias de ensino e impactos para a formação de profissionais capacitados para o mercado de trabalho. O trabalho foi orientado pelo paradigma positivista e utilizou uma abordagem quantitativa, uma vez, que procurou discutir o processo de ensino aprendizagem norteado por estratégias que tenham a vivência prática como pilar e entender os estilos de aprendizagem dos professores de forma que fosse possível relacioná-lo as necessidades do mercado. O estudo foi realizado com trinta e quatro professores do curso de graduação em Administração da UFPB por meio de um questionário que contemplava na Parte I questões visando à identificação dos estilos de aprendizagem de acordo com Felder e Soloman e na Parte II, dados questionando quais disciplinas lecionava no curso, departamento ao qual se encontrava vinculado, titulação, ano de ingresso na UFPB, vínculo empregatício e gênero. Na Parte III buscou-se entender o nível de utilização das estratégias de ensino que estavam dispostas no instrumento, em um total de treze metodologias e também o nível de contribuição. A dimensão visual se apresenta com maior média nos estilos de aprendizagem dos docentes de Administração. Os professores com estas características possuem uma preferência por obter as informações a partir de demonstrações visuais, como gráficos, diagramas e tabelas. Em segunda instância, o trabalho apresentou a dimensão global e reflexiva com maior predominância. O fato de que a percepção da amostra convergiu para o e entendimento de que o nível de contribuição e o nível de utilização para as estratégias são os mesmos independentemente de em qual curso é utilizado foi significativo para a pesquisa. Demonstrou-se que a aula expositiva apresenta-se em maior frequência e que existe a necessidade de haver uma ruptura com as formas normativas de transmissão de conhecimento e atentar o desenvolvimento de atividades de ensino que fomentem mais a ação dos alunos.-
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

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