Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14018
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMendes, Larissa de Souza-
dc.date.accessioned2019-04-16T12:44:27Z-
dc.date.available2018-01-22-
dc.date.available2019-04-16T12:44:27Z-
dc.date.issued2018-02-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14018-
dc.description.abstractThis work intends to analyze songs by Itamar Assumpção according to the General Theory of Signs, by Charles Sanders Peirce. For this, some authors make up the main theoretical base, besides Peirce (1975, 2000), as Lucia Santaella (2000), Winfried Noth (2003) and Expedito Ferraz Junior (2012). The area of theoretical concentration of the present study is Literature, Theory and Criticism, in the research line of semiotic studies. The objectives of this research are: to approach the modes of representation defined by Peirce through their trichotomous classifications, especially with respect to that which characterizes the sign according to the relation that it establishes with its object, classifying it as iconic , indexical or symbolic; make considerations about body and performance in order to better understand the relationship between body, music and orality, and recognize in the figure of the songwriter the fundamental role of sign agglutinator; to approach elements that make up the diction and the work of Itamar Assumpção; Finally, to analyze the modes of representation acting in three songs by Itamar Assumpção - Nego Dito, Luzia and Suicide Visit. The work also has as theoretical support the authors Luiz Tatit (2002; 2004; 2007; 2008) and José Miguel Wisnik (1989); in the analyzes, we bring the studies of Pierre Bourdieux (2002), Paul Gilroy (2012), Heleieth Saffiotti (2001) and Michelle Perrot (2003).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosa Sylvana Mousinho (syllmouser@biblioteca.ufpb.br) on 2019-04-16T12:44:27Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 799978 bytes, checksum: beba2e5cf4ea6c0fa5e92892d72e465d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-16T12:44:27Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 799978 bytes, checksum: beba2e5cf4ea6c0fa5e92892d72e465d (MD5) Previous issue date: 2018-02-23en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectSemiótica Peircianapt_BR
dc.subjectItamar Assumpçãopt_BR
dc.subjectVanguarda Paulistapt_BR
dc.subjectCorpo – Canção – Cancionistapt_BR
dc.subjectPeircian Semioticspt_BR
dc.subjectBody – Song – Songwriterpt_BR
dc.subjectItamar Assumpção - Cançõespt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.titleContradi(c)ções de um “nego dito”: análise de canções de Itamar Assumpção através da semiótica peircianapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Ferraz Junior, Expedito-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4812183259432237pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7079543536639874pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho pretende analisar canções de Itamar Assumpção de acordo com a Teoria Geral dos Signos, de Charles Sanders Peirce. Para isso, alguns autores compõem a base teórica principal, além de Peirce (1975; 2000), como Lucia Santaella (2000), Winfried Noth (2003) e Expedito Ferraz Junior (2012). A área de concentração teórica do presente estudo é Literatura, Teoria e Crítica, na linha de pesquisa dos estudos semióticos. Os objetivos dessa pesquisa consistem em: abordar os modos de representação definidos por Peirce através das suas classificações tricotômicas, em especial no que diz respeito à que caracteriza o signo de acordo com a relação que este estabelece com o seu objeto, classificando-o em icônico, indexical ou simbólico; fazer considerações acerca de corpo e performance com vistas a compreender melhor a relação existente entre corpo, música e oralidade, além de reconhecer na figura do cancionista o papel fundamental de aglutinador de signos; abordar elementos que compõem a dicção e a obra de Itamar Assumpção; por fim, analisar os modos de representação atuantes em três canções de Itamar Assumpção - Nego Dito, Luzia e Visita Suicida. O trabalho também tem como suporte teórico os autores Luiz Tatit (2002; 2004; 2007; 2008) e José Miguel Wisnik (1989); nas análises, trazemos como apoio os estudos de Pierre Bourdieux (2002), Paul Gilroy (2012), Heleieth Saffiotti (2001) e Michelle Perrot (2003).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total781,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons