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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14028
Tipo: TCC
Título: A cartografia tátil como prática educacional no ensino inclusivo da geografia
Autor(es): Genuino, Vinícius dos Santos
Primeiro Orientador: Cunico, Camila
Resumo: A busca pela inclusão, no mundo contemporâneo, tem crescido nos mais diversos âmbitos sociais. Esse fato não é diferente na educação, onde se discutem novas formas de promoção à educação para estudantes com deficiência, chamada de educação inclusiva. Para que essa educação inclusiva aconteça, Leis Federais dão aporte para que ela seja efetivada, como a Constituição Federal, de 1988, em seu art. 6°, além da Lei Federal básica para educação, a LDB – Lei das Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (Lei 9.394/96). Essas e várias outras leis abordam a necessidade e obrigatoriedade desse ensino inclusivo. Em contrapartida, essa educação inclusiva ainda apresenta poucas metodologias adequadas para efetivação do ensino para esses alunos com deficiência. Dentro dessas metodologias se destaca a cartografia tátil, prática educacional voltada para o ensino da Cartografia e Geografia em geral, para os alunos com deficiência visual total e/ou baixa visão. A cartografia tátil se arquiteta no encontro entre a Cartografia, a Educação e a Geografia, sendo necessário o entendimento das três partes para compreensão da cartografia tátil. Fazendo uso de mapas táteis, que são representações dos conteúdos geográficos, a cartografia tátil tem como objetivo auxiliar pessoas com deficiência visual na orientação, localização e análise de conteúdos geográficos, sejam eles físicos ou sociais. Buscando propor essa inclusão, esse trabalho tem como objetivo principal promover a redução das dificuldades dos estudantes com deficiência visual em âmbito escolar, fortalecendo sua compreensão e aproximando o estudante à Geografia e seus conteúdos, por meio da cartografia tátil. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental General Rodrigo Otávio, localizada no bairro dos Estados, na cidade de João Pessoa / PB, com alunos com deficiência visual do 5° ano matriculados regularmente na escola. Desse modo, foram construídos mapas táteis dos conteúdos pertencentes ao livro didático, seguindo os pressupostos de Almeida (2011) para auxiliar os alunos no decorrer do período letivo. Nesse contexto, buscou-se compreender a efetivação dessa prática educacional no ensino regular e ponderar sobre sua importância na formação do aluno com deficiência nos anos iniciais. Como resultados, foi percebido que a cartografia tátil, quando aplicada da forma correta, auxilia a compreensão dos estudantes, possibilitando a visualização daquele mapa por meio do tato, tornando o ensino de Geografia efetivo e mais completo.
Abstract: The search for inclusion in the contemporary world has grown in the most diverse social spheres. This is no different in education, where new ways of promoting education for students with disabilities, called inclusive education, are discussed. In order for this inclusive education to take place, Federal Laws provide for its implementation, as the Federal Constitution of 1988, in its art. 6, in addition to the Basic Federal Law for Education, the LDB - Law of the Guidelines and Bases of Brazilian Education (Law 9.394 / 96). These and many other laws address the necessity and obligation of such inclusive teaching. In contrast, this inclusive education still has few adequate methodologies for effective teaching for these students with disabilities. Within these methodologies, we highlight tactile cartography, an educational practice geared towards the teaching of Cartography and Geography in general, for students with total visual impairment and / or low vision. Tactile cartography is based on the encounter between Cartography, Education and Geography, and it is necessary to understand the three parts to understand tactile cartography. Using tactile maps, which are representations of geographic contents, tactile cartography aims to assist people with visual impairment in the orientation, location and analysis of geographic contents, whether physical or social. In order to propose this inclusion, this work has as main objective to reduce the difficulties of students with visual impairment in the school environment, strengthening their understanding and bringing the student closer to Geography and its contents, through tactile cartography. The research was developed at the Rodrigo Otávio Municipal Elementary School, located in the Bairros dos Estados, in the city of João Pessoa / PB, with students with visual impairment of the 5th grade enrolled regularly in the school. In this way, tactile maps of the contents of the textbook were constructed, following the assumptions of Almeida (2011) to help the students during the academic period. In this context, we sought to understand the effectiveness of this educational practice in regular education and to ponder its importance in the training of students with disabilities in the initial years. As a result, it was noticed that the tactile cartography, when applied in the correct way, helps the students' comprehension, enabling the visualization of that map through the touch, making Geography teaching effective and more complete.
Palavras-chave: Recursos didáticos
Mapas táteis
Educação inclusiva
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Geografia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14028
Data do documento: 29-Mai-2018
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