Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14065
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Amanda Caroline dos Santos-
dc.date.accessioned2019-04-24T20:49:32Z-
dc.date.available2019-04-24T20:49:32Z-
dc.date.issued2018-11-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14065-
dc.description.abstractThis study aims to analyze the “Children Project EJA” and its implementation in reality, for this purpose it was necessary to write a theoretical framework starting from the concept of education, which according to CFESS “is a complex constituent of social life, which has an important social function in the dynamics of social construction”. Based on this concept, I carried out an analysis on the history of education in Brazil remarking its main social and political contexts of each period, specifically on the Youth and Adult Education (henceforth EJA) created as an opportunity destined to the youth and adults who did not finish their high school at the right age so that they could go back to school.In addition, the study of the gender issues as a differentiation of women in society was a fundamental element of this paper, and it is important to highlight that the existing relations in a capitalist society underlie the gender inequality issues, resulting in women’s school dropout. The study through its aim tries to evidence whether the project, as a strategy created by João Pessoa’s Municipal Plan of Education (MPE) 2015-2025 in order to reduce the school dropout rates in EJA, ensures the ‘equality of conditions to the access and permanence at school’ right, brought by Art. III subsection ¹ in the project. The methodology of this study was based on the reading of documentary and bibliographical data, starting from a critical, historical and dialectical perspective, aiming at showing the contradictory and historical conditions present in the Brazilian education, in the gender relations, and in the focused and selective way in which programs and projects created in neoliberal times do not ascertain the universalization of the rights.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Coordenação de Serviço Social (css@cchla.ufpb.br) on 2019-04-24T20:49:32Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AKDSS09112018.pdf: 546513 bytes, checksum: 9806fec5fd4b5587f40cb706611148dd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-24T20:49:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AKDSS09112018.pdf: 546513 bytes, checksum: 9806fec5fd4b5587f40cb706611148dd (MD5) Previous issue date: 2018-11-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subject“Projeto Filhos da EJA”pt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.titleProjeto Filhos da EJA: Uma Análise Crítica do Projeto da Prefeitura Municipal de João Pessoa na Paraíbapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, Carlos Wendell Pedrosa dos-
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo analisar o “Projeto Filhos da EJA” e sua implementação na realidade da escola pública em João Pessoa – PB. Para tanto foi necessário fazer uma fundamentação teórica partindo do conceito de educação trazido pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS”, onde fiz uma análise da história da educação no Brasil nela evidenciando os principais contextos políticos e sociais de cada período, especificamente na modalidade de educação básica, Educação de Jovens e Adultos- EJA colocada como uma oportunidade destinadas a jovens e adultos que não concluiu o estudo na idade certa de voltar a sala de aula. Sendo fundamental o estudo das questões de gênero enquanto diferenciação da mulher na sociedade e a importância de destacar que são as relações existente na sociedade capitalista que dão bases para as questões de desigualdade de gênero, resultando na evasão escola de mulheres. O estudo através de seu objetivo de analisar o “Projeto Filhos da EJA”, tenta evidenciar se o projeto, enquanto estratégia situada pelo o Plano Municipal de Educação de João Pessoa (PME) 2015-2025 para diminuir o quadro de evasão escolar da EJA, assegura o direito de ‘igualdade de condições para o acesso e permanência na escola”, trazido pelo Art.3º inciso I no projeto. Metodologicamente se deu por uma revisão da leitura dos dados bibliográficos e documentais, partindo de uma perspectiva histórica e crítica, a fim de evidenciar as condições históricas e contraditórias existentes na educação brasileira, nas relações de gênero e na forma focalizada e com seletividade que os programas, e projetos criados em tempos neoliberais não assegura a universalização dos direitos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentServiço Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AKDSS09112018.pdf533,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons