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Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGONÇALVES, Elton Gonçalves.-
dc.date.accessioned2016-10-11T11:38:24Z-
dc.date.available2016-10-11T11:38:24Z-
dc.date.issued2016-10-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1411-
dc.descriptionAtualmente, as empresas prestadoras de serviço podem enfrentar problemas nas suas operações, por isso há uma preocupação com seus processos. Dentre os tipos de organizações que prestam serviços, há as instituições públicas, dentre elas, existe a Defensoria Pública da União. Este trabalho acadêmico trata do problema de pesquisa relacionado à sobrecarga de atividades que acabaram gerando acúmulo das mesmas no Cartório da Defensoria Pública da União da Paraíba. Para propor melhorias para o desempenho deste setor, foi necessária identificar os processos chave, em seguida, mapear os mesmos para obter uma visualização das operações exercidas por este setor, além de identificar e analisar os gargalos nos processos chave. As melhorias sugeridas foram de acordo com os gargalos identificados pelo fluxograma e pelo método da observação, com o intuito de reduzi-los. Os principais métodos utilizados foram a pesquisa bibliográfica, para abordar assuntos referentes à administração pública, algo que faz parte da realidade da empresa; pesquisa documental, para coletar informações contidas em publicações de sites de instituições públicas; pesquisa aplicada, pelo fato da aplicação do fluxograma nos processos exercidos pelo Cartório da Defensoria Pública da União da Paraíba, e a coleta de dados foi pelo método da observação direta e entrevista informal com uma servidora que possui notório conhecimento e experiência neste setor. Nos resultados, o fluxograma permitiu uma boa visualização das operações exercidas no Cartório deste mesmo órgão defensório, bem como foi possível identificar, expor e analisar cada gargalo que aparecem nos processos chave. Os gargalos identificados comprometem com o tempo, por isso as melhorias sugeridas foram elaboradas para reduzir o tempo desperdiçado com eles, porém existem os gargalos que são fatores externo à empresa, por isso não é possível à própria Defensoria Pública da União da Paraíba resolve-los, pois para evita-los, depende da outra empresa, como é o caso dos gargalos relacionados ao sistema que esta empresa utiliza para armazenar informações acerca dos processos de assistência jurídica, o e-PAJ, onde só a Defensoria Pública Geral da União possui a responsabilidade pela sua manutenção. Como se trata de uma organização pública, existem as dificuldades de implementar boas ideias por causa das legislações, o que submete o serviço público a uma limitação por causa da disfunção da burocracia. Por fim, pode-se concluir que ao analisar o princípio da eficiência, propor um serviço público eficiente, é fazer o que a lei permite, porém devido às legislações que as organizações públicas estão submetidas, há dificuldade de implantar melhorias imediatas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Silva (andredomingoss@outlook.com) on 2016-10-11T11:38:24Z No. of bitstreams: 1 EGV111016.pdf: 2011787 bytes, checksum: 46f0b254516afc16673a75ac04ec82aa (MD5)en
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dc.language.isoptpt_BR
dc.relation.ispartofseriesJoão Pessoa,;2013.-
dc.subjectGERENCIAMENTO DE PROCESSOSpt_BR
dc.subjectGESTÃO DE PROCESSOSpt_BR
dc.subjectMAPEAMENTO DE PROCESSOSpt_BR
dc.subjectCONTROLE DE PROCESSOS DA DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO DA PARAÍBApt_BR
dc.titleGestão de processos: uma análise nas operações do cartório da Defensoria Pública da União da Paraíba.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

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