Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14202
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Teixeira, Fabíola Morais Agripino | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-07T14:44:18Z | - |
dc.date.available | 2018-10-03 | - |
dc.date.available | 2019-05-07T14:44:18Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-19 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14202 | - |
dc.description.abstract | The present work seeks to bespeak and analyze the possible ways to use the Communication and Information Technologies (ICTs) in the mediation between the performative utterances, built along with the students of the Municipal School of Arts - Casa das Artes - and its feedback with the performer students. A set of theatrical and improvisational games were used aiming to construct an active learning presence. The experience was performed practically, and developed into two performative utterances. The first one, having as stimulus the urban space within a conception of Corpocidade / Corpografia; and the second, the poetry of Paraiba as a field of experimentation, both aimed at developing performative experiments from the game in the relationships between body, voice, space and time, building a present body action being later shared in the virtual environment. The research brings an analysis of the possible reflections made from a smartphone screen and from the look of the students / performers, taking the virtual space as an expanded territory of learning and sharing of knowledge. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rosa Sylvana Mousinho (syllmouser@biblioteca.ufpb.br) on 2019-05-07T14:44:18Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 6610261 bytes, checksum: b91fffd58d2801beb9d602920027662b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-05-07T14:44:18Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 6610261 bytes, checksum: b91fffd58d2801beb9d602920027662b (MD5) Previous issue date: 2018-06-19 | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.subject | Performatividade | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Virtualidade | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Theater | pt_BR |
dc.subject | Performativity | pt_BR |
dc.subject | Technology and Virtuality | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da comunicação e informação - Teatro | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia e arte | pt_BR |
dc.subject | Ensino do teatro | pt_BR |
dc.subject | Virtualidade - Arte | pt_BR |
dc.title | Uso de aplicativos tecnológicos no ensino de teatro | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pereira, José Amâncio Tonezzi Rodrigues | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8634159577430875 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | "Lattes não recuperado em : 06/05/2019". | pt_BR |
dc.description.resumo | A pesquisa busca refletir e analisar as possíveis formas de utilizar as Tecnologias da Comunicação e Informação (TICs) na mediação entre ações performativas, constituídas juntamente com os alunos da Escola Municipal de Artes - Casa das Artes, assim como sua recepção pelos próprios autores-aprendizes. Para tanto, utilizou-se um conjunto de jogos teatrais e de improvisação visando à constituição de uma presença ativa. A experiência foi prática e se desenvolveu em duas ações performativas. A primeira ação teve como estímulo o espaço urbano na concepção de Corpocidade/Corpografia, enquanto a segunda teve a poesia paraibana como campo de experimentação. Ambas visaram o desenvolvimento de experimentos performáticos a partir do jogo nas relações entre o corpo, a voz, o espaço e o tempo, construindo uma ação de corpo presente, sendo posteriormente compartilhada no ambiente virtual. A pesquisa traz uma análise das possíveis reflexões realizadas a partir do recorte da tela do smartphones e do olhar do discentes/performer, tomando o espaço virtual como território expandido de aprendizagem e compartilhamento de saberes. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Artes Cênicas | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Arquivototal.pdf | Arquivototal | 6,46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons