Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14213
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Maria Cristina Quaresma da | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-08T11:10:34Z | - |
dc.date.available | 2019-02-15 | - |
dc.date.available | 2019-05-08T11:10:34Z | - |
dc.date.issued | 2018-02-15 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14213 | - |
dc.description.abstract | The lack of motivation of the students is one of the main difficulties to be overcome in the teaching of Chemistry. This problem is related to several factors and among them it is possible to highlight, the methodology used by the teachers, that have been approached in many cases within the transmission-reception model, making the content unrelated to the students' reality. It is in this context that many researchers have been recommending the use of different didactic resources in the most diverse areas of teaching. Among the resources we have the didactic game, which can contribute in a satisfactory way as auxiliary material in the acquisition of new knowledge. The use of games in teaching chemistry has proved to be an excellent resource capable of generating meaningful learning. Therefore, this study aimed to build and evaluate the use of two didactic games in the process of teaching and learning the content of organic functions. The study is characterized as an action research, of qualitative-quantitative nature. The research was carried out in a public school in the city of Areia (PB), had a target audience of 52 students of the 2nd year of high school and was developed in three stages: the first was the application of the pre-test, and application of the games "Organic Deck" a card game that works the name, structure and applications of the organic functions, and the game "Mounting nomenclatures" a game of data that has as purpose to identify and to name some of the organic functions; the third stage was the post-test. As an instrument of data collection, observations were made during the application of the games and the questionnaires, pre and post-test, were used. The results obtained in the pre-test showed that even after the theoretical classes, most of the students could not answer correctly the specific questions related to the content of the organic functions. After the use of the didactic games, a significant improvement in the students’ learning can be perceived. Therefore, it is understood that the use of the “Organic Deck” and “Mounting Nomenclature” games is an excellent auxiliary resource that can promote a significant learning in the teaching of organic functions, and it is up to the chemistry teacher to use them to awaken the interests of the students, through the construction of chemical concepts. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Roberval Silva (ber-val@hotmail.com) on 2019-05-08T11:10:34Z No. of bitstreams: 1 MCQS08052019.pdf: 976496 bytes, checksum: 2fe63d3c342b56ac6a2adb47dca39048 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-05-08T11:10:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MCQS08052019.pdf: 976496 bytes, checksum: 2fe63d3c342b56ac6a2adb47dca39048 (MD5) Previous issue date: 2018-02-15 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Atividade lúdica | pt_BR |
dc.subject | Química orgânica | pt_BR |
dc.title | UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Maria Betania Hermenegildo dos | - |
dc.description.resumo | A falta de motivação dos discentes é uma das principais dificuldades a serem superadas no ensino de Química. Esse problema está relacionado a diversos fatores e dentre eles é possível destacar a metodologia utilizada pelos professores que têm sido abordada em muitos casos dentro do modelo transmissão-recepção, tornando os conteúdos desvinculados da realidade dos estudantes. É nesse contexto, que muitos pesquisadores vêm recomendando a utilização de diferentes recursos didáticos nas mais diversas áreas de ensino. Entre esses recursos temos o jogo didático, que pode contribuir de forma satisfatória como material auxiliar na aquisição de novos conhecimentos. A utilização dos jogos no ensino de Química tem se mostrado um excelente recurso capaz de gerar uma aprendizagem significativa. Portanto, este trabalho teve por objetivo construir e avaliar a utilização de dois jogos didáticos no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo das funções orgânicas. O estudo se caracteriza como uma pesquisa ação, de natureza quali-quantitativa. A pesquisa foi realizada em uma escola pública da cidade de Areia (PB), teve como público-alvo 52 alunos do 2º ano do ensino médio e foi desenvolvida em três etapas: a primeira foi a aplicação do pré-teste, a segunda à elaboração e aplicação dos jogos “Baralho Orgânico” um jogo de cartas que trabalha o nome, a estrutura e aplicações das funções orgânicas e o jogo “Montando nomenclaturas”, um jogo de dados que tem como finalidade identificar e nomear algumas das funções orgânicas; a terceira etapa foi a realização do pós- teste. Como instrumento de coleta de dados foram feitas observações durante a aplicação dos jogos e utilizados dois questionários, o pré e o pós-teste. Os resultados obtidos no pré-teste mostraram que mesmo depois das aulas teóricas, a maior parte dos alunos não conseguiu responder corretamente as questões específicas relacionadas ao conteúdo das funções orgânicas. Após a utilização dos jogos didáticos, pode-se perceber uma melhora significativa na aprendizagem dos discentes. Portanto, compreende-se que a utilização dos jogos “Baralho Orgânico” e “Montando Nomenclaturas” é um excelente recurso auxiliar que pode promover uma aprendizagem significativa no ensino das funções orgânicas, cabendo ao professor de química utilizá-los com a finalidade de despertar o interesse dos alunos, para a construção de conceitos químicos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Química e Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Química e Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - CCA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MCQS08052019.pdf | 953,61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.