Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14401
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCOSTA, Altina Florencia Ferreira da-
dc.date.accessioned2019-05-24T12:09:05Z-
dc.date.available2019-05-24T12:09:05Z-
dc.date.issued2019-05-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14401-
dc.description.abstractEste trabajo plantea la utilización de la literatura como herramienta pedagógica en el proceso de enseñanza-aprendizaje, en las clases de lengua española; auxiliando a los alumnos en la adquisición de conocimiento de una forma más divertida e interesante. Se sabe que la ense-ñanza de una lengua, a menudo se vuelve aburrida. Dependiendo de la metodología empleada, el profesor tanto puede facilitar, sino también dificultar y alejar el alumno de la zona de aprendizaje. Se aplicó el procedimiento descrito en el trabajo de conclusión, en la Escuela Ciudadana Integral y Técnica João da Matta Cavalcanti de Albuquerque, conocida como ECIT MME, para estudiantes del 3º año B de la enseñanza media, en el curso técnico de MSI (Ma-nutrición y Soporte en Informática). Para ello, se efectuó un cuestionario exploratorio, con el designio de identificar cómo la literatura influye en la vida de los estudiantes, seguida de una actividad previamente planificada. Se obtuvo un resultado satisfactorio en lo que se refiere al objetivo inicial, visto que se logró ensanchar la motivación, empeño y aprendizaje de la len-gua española, partiendo de una actividad involucrando la literatura.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2019-05-24T12:09:05Z No. of bitstreams: 1 AFFC03052019.pdf: 5836536 bytes, checksum: 30230d0bcbe9e99967e6ae2c62538eb5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-24T12:09:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AFFC03052019.pdf: 5836536 bytes, checksum: 30230d0bcbe9e99967e6ae2c62538eb5 (MD5) Previous issue date: 2019-05-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectliteraturapt_BR
dc.subjectaprendizagempt_BR
dc.subjectmetodologiapt_BR
dc.subjectensinopt_BR
dc.subjectlíngua espanholapt_BR
dc.titleA literatura como ferramenta pedagógica no ensino-aprendizagem de língua espanhola.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1CAVALCANTI, Maria Mercedes Ribeiro Pessoa-
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo propor a utilização da literatura como ferramenta peda-gógica no processo de ensino-aprendizagem, em aulas de Língua Espanhola; auxiliando os alunos na aquisição de conhecimento de uma forma mais divertida e interessante. Sabe-se que o ensino de uma língua muitas vezes se torna entediante, dependendo da metodologia aborda-da pelo professor, que tanto pode facilitar, como dificultar e afastar o estudante da zona de aprendizagem. O local onde foi aplicado este trabalho de conclusão foi a Escola Cidadã Inte-gral e Técnica João da Matta Cavalcanti de Albuquerque, conhecida como ECIT MME, para estudantes do 3º ano B do ensino médio, no curso técnico de MSI (Manutenção e Suporte em Informática). Para a elaboração desta pesquisa, foi realizado um questionário exploratório, no desígnio de verificar como a literatura pode influenciar a vida dos estudantes; seguindo-se a atividade planejada durante o trabalho. Obteve-se um resultado satisfatório no que diz respeito ao objetivo inicial, visto que se observou maior motivação, empenho e aprendizado, a partir de atividade envolvendo a literaturapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Espanhol (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AFFC03052019.pdf5,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.