Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14407
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBARROS, Ana Gabriela Miranda-
dc.date.accessioned2019-05-24T13:01:28Z-
dc.date.available2019-05-24T13:01:28Z-
dc.date.issued2019-05-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14407-
dc.description.abstractIl est su que la langue et la culture sont inséparables, au vu des dialogues qu’elles entretiennent dans leurs différents contextes d’utilisation. Dans ce travail, nous proposons d’établir une recherche qualitative sur l’analyse du cursus de Lettres de l’Université Fédérale de Paraíba. Nous émettons l’hypothèse que la Francophonie n’est pas explicitement présentée dans le programme des différentes disciplines du cours. Nous visons à proposer une réflexion sur la formation des licences en Lettres mention FLE concernant la présence de la Francophonie. La Francophonie peut être un outil précieux pour travailler la diversité sociolinguistique de la langue française. Pour accomplir ce travail, nous nous appuyons sur les documents officiels régissant le cours de Lettres de l’UFPB, tels que le projet pédagogique du cours, dans lequel nous analysons les sujets des disciplines à assister pour l’obtention du diplôme, ainsi que trois résolutions de documents officiels de l’Organisation Internationale de la Francophonie, à savoir : statuts et modalités d’adhésion, textes fondamentaux de la Convention relative à l’Agence de coopération culturelle et technique et la Charte de la Francophonie, qui visent à soutenir l’éducation, la formation, l’enseignement supérieur, la recherche, la promotion linguistique culturelle de Français, la démocratie et les droits de l’homme. Dans ce travail, nous le divisons en deux chapitres : le premier souligne les conceptions fondamentales pour le développement de notre analyse, nous nous appuyons sur les auteurs de la linguistique appliquée. Ensuite, nous analysons le programme du cours de Lettres Françaises à la recherche des marques de la Francophonie.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2019-05-24T13:01:28Z No. of bitstreams: 1 AGMB07052019.pdf: 10838802 bytes, checksum: 7ecfcd067355e4fe53644a1d4607649b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-24T13:01:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AGMB07052019.pdf: 10838802 bytes, checksum: 7ecfcd067355e4fe53644a1d4607649b (MD5) Previous issue date: 2019-05-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectfrancofoniapt_BR
dc.subjectdiversidade socioculturalpt_BR
dc.titleO papel da Francofonia na formação de professores de Francês Língua Estrangeirapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Chianca, Rosalina Maria Sales-
dc.contributor.advisor-co1Venancio, Karina Chianca-
dc.description.resumoSabemos que língua e cultura são indissociáveis, tendo em vista os diálogos que elas estabelecem em seus diversos contextos de uso. Neste Trabalho de Conclusão de Curso, propomo-nos a estabelecer uma pesquisa de cunho qualitativo sobre as análises do ementário do curso de Letras Habilitação Língua Francesa da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Emitimos a hipótese de que a Francofonia não é apresentada de maneira explícita nas ementas das diferentes disciplinas do Curso. Propomos uma reflexão sobre a formação do licenciando em Letras Francês, no que tange a presença da francofonia que, a nosso ver, pode ser uma ferramenta valiosa para trabalhar a diversidade sociolinguística e cultural da língua francesa. Para realizar este trabalho, apoiamo-nos nos documentos oficiais que regem o Curso de Letras da UFPB, tal como o seu Projeto Pedagógico, no qual analisamos os ementários das disciplinas a serem cursadas na graduação, bem como três resoluções de documentos oficiais da Organização Internacional da Francofonia, a saber: Statuts et Modalités d’adhésion, Textes Fondamentaux de la Convention relative à l’Agence de Coopération Culturelle et Technique e Charte de la Francophonie, que visam justamente apoiar a educação, a formação, o Ensino Superior, a pesquisa, a promoção linguístico-cultural do francês, a democracia e os direitos humanos. Dividimos este trabalho em dois capítulos, com o primeiro apontando as concepções fundamentais para o desenvolvimento da nossa análise, apoiando-se nos autores da linguística aplicada. Em seguida, no segundo, analisamos os ementários do Curso de Letras Francês, buscando as marcas da Francofonia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Francês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AGMB07052019.pdf10,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.