Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14409Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | INACIO, Glicia Karoline Dantas | - |
| dc.date.accessioned | 2019-05-24T13:16:09Z | - |
| dc.date.available | 2019-05-24T13:16:09Z | - |
| dc.date.issued | 2019-05-08 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14409 | - |
| dc.description.abstract | Ce travail a pour objet d'étude des personnages féminins du quatrième volume de la bande dessinée Aya de Yopougon, publiée en 2008. Nous avons comme objectif principal faire une lecture de l’image de la femme à la recherche de la compréhension des chemins parcourus par les personnages féminins et surtout, comment ils se comportent, articulent, décident, à travers les contextes socioculturels les plus divers, et comment ils agissent dans la construction et la transformation de leur identité. Par conséquent, cette recherche essaye d’obtenir, à travers sa base théorique, des éléments afin de relier à cette lecture les concepts d'identité, de culture, d'acculturation, entre autres. À cette fin, notre lecture des images des expériences vécues par les personnages et de leurs représentations visuelles aura une base théorique dans la grammaire du design visuel proposée par Kress et Van Leewen (1996). Puisque, selon la perspective socioculturelle de Lev Vygotsky, le développement et l´apprentissage découlent du fait que l´être humain vit dans un environnement social, nous avons obtenu avec cette recherche une meilleure compréhension du point de vue de la figure/culture féminine les contextes socioculturels les plus variés dont elle est issue et comment la construction et la transformation de l'identité peuvent se dérouler selon les expériences et interactions socioculturelles liées aux différentes réalités dont elles font partie tout au long de leur parcours. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2019-05-24T13:16:09Z No. of bitstreams: 1 GKDI08052019.pdf: 2651445 bytes, checksum: 600be9e2958d3975ef84bea40f3705f2 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-05-24T13:16:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GKDI08052019.pdf: 2651445 bytes, checksum: 600be9e2958d3975ef84bea40f3705f2 (MD5) Previous issue date: 2019-05-08 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | História em Quadrinhos | pt_BR |
| dc.subject | Identidade | pt_BR |
| dc.subject | Aculturação | pt_BR |
| dc.subject | Sociocultural | pt_BR |
| dc.title | Uma leitura da imagem da mulher na história em quadrinhos Aya de Yopougon: transformação de identidade numa perspectiva sociocultural. | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Medeiros, Sandra Helena Gurgel Dantas de | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objeto de estudo figuras femininas do quarto volume da história em quadrinhos Aya de Yopougon, publicada em 2008. Temos como objetivo principal realizar uma leitura da imagem da mulher procurando entender os caminhos percorridos pelas personagens femininas e, sobretudo, como se comportam, se articulam, decidem, através dos mais diversos contextos socioculturais dos quais são integrantes e como agem na construção e transformação de sua identidade. Por conseguinte, esta pesquisa busca obter, por meio de seu embasamento teórico, elementos com o propósito de relacionar a essa leitura os conceitos de identidade, cultura, aculturação, dentre outros. Para este efeito, nossa leitura das imagens das experiências vividas pelas personagens e suas representações visuais terão base teórica na gramática do design visual proposta por Kress e Van Leewen (1996). Uma vez que, segundo a perspectiva sociocultural de Lev Vygotsky, o desenvolvimento e a aprendizagem resultam do fato do ser humano viver num meio social, alcançamos com esta pesquisa uma maior compreensão do ponto de vista da figura/cultura feminina mediante os mais variados contextos socioculturais dos quais é oriunda e como a construção e a transformação de identidades podem ocorrer de acordo com as vivências e interações socioculturais atreladas às diferentes realidades das quais fazem parte ao longo de sua trajetória. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras Estrangeiras Modernas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Francês (Curso presencial) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| GKDI08052019.pdf | 2,59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
