Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14467
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBEZERRA, Maria Leticia Macedo-
dc.date.accessioned2019-05-28T12:16:26Z-
dc.date.available2019-05-28T12:16:26Z-
dc.date.issued2019-05-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14467-
dc.description.abstractThis thesis was written based on observations made through the analysis of Gabrielle Colette's The Vagabond (1910), regarding synesthetic language and the exposure to medieval writings by women, which generated inquiries concerning mystic women’s and modern/contemporary women writers’ process of literary creation. The aim of this study is to investigate the aforementioned body language and its prompting of reflection upon the matter of the corporeal and subjective world of these women, in particular, Colette's. The research was carried out through the bibliographical revision of works that address: the life and literary production of French writer - Colette, by Julia Kristeva (2004) - of female medieval writers: Hildegard von Bingen, Hrotsvitha von Gandersheim, Marie de France, Christine de Pizan and of female poets of al-Andalus, being grounded on what Danielle Régnier-Bohler (1993) discussed regarding the subject; feminist critique and corporeal theory - Joan Scott (1999), Virginia Woolf (2014), Elizabeth Grosz (1994). This resulted in the finding of similarities between the literary writings of Colette and that of the women writers of the Middle Ages, concerning synesthetic language that’s entwined with bodily experience.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2019-05-28T12:16:26Z No. of bitstreams: 1 MLMB03052019.pdf: 1094347 bytes, checksum: 55ce36716205f50801f9d9c85a78fb36 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-28T12:16:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MLMB03052019.pdf: 1094347 bytes, checksum: 55ce36716205f50801f9d9c85a78fb36 (MD5) Previous issue date: 2019-05-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectSinestesiapt_BR
dc.subjectCrítica Feministapt_BR
dc.subjectLiteratura Francesapt_BR
dc.subjectLiteratura Medievalpt_BR
dc.titleO rabisco inconsciente da Vagabunda: Colette entremundos corpóreos e subjetivos.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Gualberto, Ana Cláudia-
dc.description.resumoEste trabalho foi desenvolvido a partir de observações realizadas na obra A Vagabunda, de Gabrielle Colette (1910), acerca da linguagem sinestésica e do contato com escrituras medievais de mulheres, que geraram indagações sobre o processo de criação literária das mulheres místicas e das escritoras modernas/contemporâneas. O objetivo deste estudo é investigar esta linguagem corporal e as reflexões que ela suscita em relação ao mundo corpóreo e subjetivo destas mulheres, de modo particular, o de Colette. A pesquisa se realizou através da revisão bibliográfica de obras que abordam: vida e produção literária da escritora francesa – Colette, de Julia Kristeva (2004) – e das escritoras medievais: Hildegard de Bingen, Rosvita de Gandersheim, Marie de France, Christine de Pizan e poetisas de al-Andalus, baseando-se no que Danielle Régnier-Bohler (1993) disserta sobre o assunto; crítica feminista e teoria sobre o corpo – Joan Scott (1999), Virginia Woolf (2014), Elizabeth Grosz (1994). O resultado alcançado foi a descoberta de semelhanças entre a escrita literária de Colette e de escritoras da Idade Média no que concerne à linguagem sinestésica imbricada na experiência corporal.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MLMB03052019.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.