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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14468
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNASCIMENTO, Maria Luciane dos Santos-
dc.date.accessioned2019-05-28T12:20:52Z-
dc.date.available2019-05-28T12:20:52Z-
dc.date.issued2019-05-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14468-
dc.description.abstractNão apresentou.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2019-05-28T12:20:52Z No. of bitstreams: 1 MLSN09052019.pdf: 695757 bytes, checksum: 9a586164475a0065ef7913f598a01f2f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-28T12:20:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MLSN09052019.pdf: 695757 bytes, checksum: 9a586164475a0065ef7913f598a01f2f (MD5) Previous issue date: 2019-05-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectlíngua e literaturapt_BR
dc.subjectprojeto didáticopt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.titleAs faces veladas da violência social: uma proposta para o ensino médio.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lucena, Josete Marinho de-
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta didática para os alunos do 1º ano do ensino médio no município do Conde- PB considerando a indissociabilidade entre língua e literatura. Dada as dificuldades que os alunos apresentavam em relação à leitura e à escrita durante o diagnóstico realizado na escola consideramos pertinente desenvolver um material que permitisse aos professores diante de suas limitações aplicá-lo em sala de aula. Para isso, utilizamos uma pesquisa bibliográfica que teve por base os estudos de Rolla e Flores (2001), os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997; 1998;2001), a lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), Lerner (2002), Francelino (2010), Silva (2010) e Cosson (2014). Além disso, adotamos o método recepcional (BORDINI; AGUIAR, 1993) como aliado no desenvolvimento do projeto didático “As faces veladas da violência social”, tendo em vista que baseado na Estética da Recepção este método pressupõe a participação ativa dos discentes e o texto como atores principais em sala de aula. Concluímos assim, que teorias como a Estética da Recepção são de grande valia para a prática do professor em sala de aula posto que é a partir delas que podemos refletir sobre as metodologias adotadas, a adequação do conteúdo as necessidades dos alunos e o planejamento escolar de modo que possamos repensar e contribuir para o ensino da literatura, da leitura e da escrita na escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

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