Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14468Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | NASCIMENTO, Maria Luciane dos Santos | - |
| dc.date.accessioned | 2019-05-28T12:20:52Z | - |
| dc.date.available | 2019-05-28T12:20:52Z | - |
| dc.date.issued | 2019-05-09 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14468 | - |
| dc.description.abstract | Não apresentou. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2019-05-28T12:20:52Z No. of bitstreams: 1 MLSN09052019.pdf: 695757 bytes, checksum: 9a586164475a0065ef7913f598a01f2f (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-05-28T12:20:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MLSN09052019.pdf: 695757 bytes, checksum: 9a586164475a0065ef7913f598a01f2f (MD5) Previous issue date: 2019-05-09 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | língua e literatura | pt_BR |
| dc.subject | projeto didático | pt_BR |
| dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
| dc.title | As faces veladas da violência social: uma proposta para o ensino médio. | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Lucena, Josete Marinho de | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta didática para os alunos do 1º ano do ensino médio no município do Conde- PB considerando a indissociabilidade entre língua e literatura. Dada as dificuldades que os alunos apresentavam em relação à leitura e à escrita durante o diagnóstico realizado na escola consideramos pertinente desenvolver um material que permitisse aos professores diante de suas limitações aplicá-lo em sala de aula. Para isso, utilizamos uma pesquisa bibliográfica que teve por base os estudos de Rolla e Flores (2001), os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997; 1998;2001), a lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), Lerner (2002), Francelino (2010), Silva (2010) e Cosson (2014). Além disso, adotamos o método recepcional (BORDINI; AGUIAR, 1993) como aliado no desenvolvimento do projeto didático “As faces veladas da violência social”, tendo em vista que baseado na Estética da Recepção este método pressupõe a participação ativa dos discentes e o texto como atores principais em sala de aula. Concluímos assim, que teorias como a Estética da Recepção são de grande valia para a prática do professor em sala de aula posto que é a partir delas que podemos refletir sobre as metodologias adotadas, a adequação do conteúdo as necessidades dos alunos e o planejamento escolar de modo que possamos repensar e contribuir para o ensino da literatura, da leitura e da escrita na escola. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MLSN09052019.pdf | 679,45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
