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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14472Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | PIMENTEL, Naara Talita Costa Soares | - |
| dc.date.accessioned | 2019-05-28T12:45:24Z | - |
| dc.date.available | 2019-05-28T12:45:24Z | - |
| dc.date.issued | 2019-05-08 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14472 | - |
| dc.description.abstract | Não apresentou. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2019-05-28T12:45:24Z No. of bitstreams: 1 NTCSP08052019.pdf: 633277 bytes, checksum: 053d3abe66dbfd0f6d5f8edbd49d2735 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-05-28T12:45:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NTCSP08052019.pdf: 633277 bytes, checksum: 053d3abe66dbfd0f6d5f8edbd49d2735 (MD5) Previous issue date: 2019-05-08 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Pressuposição | pt_BR |
| dc.subject | Coesão | pt_BR |
| dc.subject | Coerência | pt_BR |
| dc.subject | Argumentação | pt_BR |
| dc.subject | Redações no ENEM | pt_BR |
| dc.title | Pressuposição como recurso de coesão e coerência textuais responsável pela construção da argumentação nas redações do enem. | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Santos, Maria Leonor Maia dos | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho estuda a pressuposição enquanto recurso responsável pela manutenção da coesão e da coerência textuais em textos argumentativos. Para isso, abordaremos a teoria da pressuposição a partir de sua definição e aplicabilidade, e discutiremos nossa análise baseando-nos em MOURA (2000) que assevera que a pressuposição deve ser analisada dentro do contexto interacional, levando em consideração questões pragmáticas de uso da linguagem, assunto relevante em nosso trabalho e ANTUNES (2005) que ensina como construir um texto coeso e corente. Utilizamos como corpus oito redações nota 1000 do Enem de 2017 por serem textos apresentados como modelos que conseguiram atender as competências textuais solicitadas na prova, para analisar de que maneira os candidatos articularam a pressuposição, destacando a presença do pressuposto ao longo do texto para desenvolver os argumentos que sustentam suas ideias. Percebemos nas redações a frequência dos pressupostos acionados pelas descrições definidas e os verbos de mudança de estado como um fator argumentativo que tece todo o texto e recupera a mensagem transmitida pelo autor, estabelecendo a coesão e coerência textuais. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| NTCSP08052019.pdf | 618,43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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