Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14474Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | COSTA, Ronaldo Cavalcante | - |
| dc.date.accessioned | 2019-05-28T12:56:44Z | - |
| dc.date.available | 2019-05-28T12:56:44Z | - |
| dc.date.issued | 2019-05-10 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14474 | - |
| dc.description.abstract | The present work had as objective to reflect on the concept of literacy as a social practice and to analyze the importance o f its approach in the Education of Young and Adults and their respective contributions to the exercise of the Portuguese Language teacher in the pedagogical context of the EJA. This proposal is justified by the necessary harmony that must be established be tween the theory of literacy and the practice in the classroom developed by teachers. This study was based on the contributions of some theorists among whom: Arroyo (2011), Kleiman (2005, 2012), Soares (2004), Freire (2005). The field of research was the Y outh and Adult Education Center of the High School (NEJAEM), of the Education Center (CE) of the Federal University of Paraíba (UFPB). The subjects that participated in the research were three Portuguese speaking teachers, who work at NEJAEM / CE / UFPB. T he methodology was applied through a qualitative approach with descriptive purpose and survey an in depth study of an object through a questionnaire. We conclude that the pedagogical practices of educators need to emphatically make literacy possible, a s well as foster the development of renewed literacy practices based on their performances in youth and adult classrooms, which we consider relevant for the construction and dissemination of new studies and practices of literacy. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2019-05-28T12:56:44Z No. of bitstreams: 1 RCC10052019.pdf: 467985 bytes, checksum: 6fe5d52e8f788a6bb30f85ace5a9ab67 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-05-28T12:56:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RCC10052019.pdf: 467985 bytes, checksum: 6fe5d52e8f788a6bb30f85ace5a9ab67 (MD5) Previous issue date: 2019-05-10 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
| dc.subject | Letramento | pt_BR |
| dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
| dc.subject | ensino-aprendizagem | pt_BR |
| dc.subject | praticas docentes | pt_BR |
| dc.title | Letramento na EJA: Uma Análise Teórico-Prática no Núcleo da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio no Centro de Educação da UFPB. | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Furtado, Quezia Vila Flor | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho teve como objetivo refletir sobre o conceito de letramento enquanto prática social e analisar a importância de sua abordagem na Educação de Jov ens e Adultos e suas respectivas contribuições para o exercício do professor de Língua Portuguesa no contexto pedagógico da EJA. Essa proposta justifica se pela necessária harmonia que deve ser estabelecida entre a teoria do letramento e a prática em sala de aula desenvolvida pelos professores. Este estudo fundamentou se nas contribuições de alguns teóricos entre os quais: Arroyo (2011),Kleiman (2005, 2012), Soares (2004), Freire (2005). O campo de pesquisa foi o Núcleo de Educação de Jovens e Adultos do En sino Médio (NEJAEM), do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Os sujeitos participantes da pesquisa foram três docentes de língua portuguesa, que atuam no NEJAEM/CE/UFPB. A metodologia abordada foi mediante p esquisa aplicada d e abordagem qualitativa com finalidade descritiva e l evantamento estudo aprofundado de um objeto através de questionário. Concluímos, que as práticas pedagógicas dos educadores, precisa possibilitar, de forma mais enfática, o letramento, assim como, fome ntar o desenvolvimento de renovadas práticas de letramento a partir das suas atuações em salas de aulas de jovens e adultos, fatos estes que consideramos relevantes para a construção e disseminação de novos estudos e práticas de letramento. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RCC10052019.pdf | 457,02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
