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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14478
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorREZENDE, Yohana Marcela Frazão de Moura-
dc.date.accessioned2019-05-28T13:19:56Z-
dc.date.available2019-05-28T13:19:56Z-
dc.date.issued2019-05-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14478-
dc.description.abstractThe present academic work has as main objective to analyse J.M. Barie`s composition, Peter Pan, from the perspective of categories solitude and abandon, using psicanalistics teories and presenting to readers the parents presence importance, specialy mother´s presence, on childrens life and the possible consequences of the parents absence on their lives, that, on the composition is representing by the character Peter Pan. Concerning its methodoly, it was choice to divided the work in three chapters: the first one comprises in a historical panorama about child-juvenile literature; the second chapter concerning psicanilistics teories about the subjetivention on child-juvenile literature; and the third and last chapter it was subdivided in two topics: one about the J.M Barie´s life and work and another one about a new perspective on Peter Pan by J.M Barie. This last one includes, topically and individually, the main characters on the composition. As rasgards the theoritical basis used in this work, we highlight: Freud (1917), Diana Corso (2006), Mario Corso (2006), Bruno Bettelhein (2016), David E. Zimerman (1999), Jean Michel Quinodoz (1993), Nelly Novaes Coelho (1985), Peter Hunt (2015), among many others. Finally, we obtained as result a possible analisis about the phychical consequences that envolves a child under abandon and solitude experiencies due to the abandonment of the parentes, specialy mother´s abandonment, as well we highlight the parents presence on childrens healthy development. Besides, we conlude and emphasize that is very important to live and respect each human life phasis, understanding that growing up is part of existence and relevant for a complete and healthy psicological development.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2019-05-28T13:19:56Z No. of bitstreams: 1 YMFMR03052019.pdf: 708285 bytes, checksum: c9abac3935e5d5bd2a4c3398ede744e0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-28T13:19:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 YMFMR03052019.pdf: 708285 bytes, checksum: c9abac3935e5d5bd2a4c3398ede744e0 (MD5) Previous issue date: 2019-05-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAbandonopt_BR
dc.subjectsolidãopt_BR
dc.subjectimportancia dos paispt_BR
dc.subjectCrescerpt_BR
dc.subjectpaispt_BR
dc.subjectPeter Panpt_BR
dc.titleA criança e suas ilusões: a psicanálise em "Peter Pan", de James M. Barrie.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Hermano de França-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como proposição analisar a obra Peter Pan, escrita por J. M. Barrie, sob a perspectiva das categorias da Solidão e do Abandono, à luz das teorias Psicanalíticas, a fim de apresentar aos leitores a importância dos pais, em especial da mãe, na vida dos filhos, e as possíveis consequências da falta destes, que, na obra, fazem-se representados na personagem principal Peter Pan. No que diz respeito à metodologia, optamos por dividir o trabalho em três capítulos: o primeiro compreende um panorama histórico da literatura infanto-juvenil; o segundo aborda a Psicanálise e os processos de subjetivação na literatura infanto-juvenil; e o terceiro e último capítulo se subdivide em dois tópicos: um sobre J.M. Barrie e outro, a cerca do novo olhar sobre a obra Peter Pan, de J.M.Barrie. Este último abarca, de forma individual e topicalizada, as personagens principais da obra. Quanto às bases teóricas utilizadas neste trabalho, destacamos Freud (1917), Diana Corso (2006), Mario Corso (2006), Bruno Bettelhein (2016), David E. Zimerman (1999), Jean Michel Quinodoz (1993), Nelly Novaes Coelho (1985), Peter Hunt (2015), dentre muitos outros. Por fim, obtivemos como resultado uma análise possível das consequências psíquicas que envolvem uma criança submetida à experiência do desamparo e da solidão decorrentes do abandono dos pais, em especial o da mãe, bem como destacamos a importância destes para um desenvolvimento “saudável” da criança. Além disso, chegamos à conclusão e ressaltamos a importância de saber respeitar e viver cada fase da vida, compreendendo que crescer faz parte da existência e é relevante para um desenvolvimento psicológico completo e saudável.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

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