Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14482
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLuz, André de Paula Rêgo Graciano-
dc.date.accessioned2019-05-28T14:31:39Z-
dc.date.available2018-09-27-
dc.date.available2019-05-28T14:31:39Z-
dc.date.issued2018-02-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14482-
dc.description.abstractThis study aims to understand which attributes associated with provision of educational services have greater relevance in the composition of loyalty and retention of undergraduate students in management and business courses. This is a quantitative and descriptive research that was carried out through a survey that involved the elaboration of a structured questionnaire composed of items and constructs that underwent a validation process. Firstly, study data went through an exploratory stage, then through a descriptive stage using psychometric scales analysis. Finally, the hypotheses proposed in the study were tested. The results evidenced the confirmation of hypotheses of constructs linked to relationship marketing in services which have a direct and indirect effect on loyalty and retention of clients as regards educational services. However, in the final structural model, the relationship between Affective Commitment and Loyalty is excluded, and Integration ceases to be an exogenous construct and presents itself endogenously, being influenced by the Perceived Quality and influencing the Affective Commitment, which constitutes a contribution of the study. Thus, the study demonstrates and reinforces the importance of understanding students experience in business and management courses for educational institutions.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosa Sylvana Mousinho (syllmouser@biblioteca.ufpb.br) on 2019-05-28T14:31:39Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) arquivototal.pdf: 2509977 bytes, checksum: 2c3846bb8465431cd853f6e4877087f4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-28T14:31:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) arquivototal.pdf: 2509977 bytes, checksum: 2c3846bb8465431cd853f6e4877087f4 (MD5) Previous issue date: 2018-02-28en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLealdadept_BR
dc.subjectRetençãopt_BR
dc.subjectServiços educacionaispt_BR
dc.subjectLoyaltypt_BR
dc.subjectRetentionpt_BR
dc.subjectEducational servicespt_BR
dc.subjectQualidade em serviços educacionaispt_BR
dc.subjectRetenção de clientes - Serviços educacionaispt_BR
dc.subjectRetenção de alunos - Gestão e negóciospt_BR
dc.titleConsumo de serviços educacionais em cursos de graduação em gestão e negócios: Uma análise dos atributos relacionados à lealdade e retenção de alunospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Leite , José Carlos de Lacerda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0549548560499543pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Costa , Francisco José da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8038204590897494pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2877472881584197pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve por objetivo compreender que atributos associados à prestação de serviços educacionais apresentam maior relevância na composição da lealdade e retenção de alunos de cursos de graduação em gestão e negócios. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa e descritiva que foi realizada por meio de um levantamento survey que envolveu a elaboração de um questionário estruturado composto por itens e construtos que passaram por um processo de validação. Os dados do estudo passaram por uma etapa exploratória, em seguida descritiva com a análise psicométrica das escalas e por fim realizaram-se testes com as hipóteses propostas no estudo. Os resultados evidenciaram a confirmação das hipóteses dos construtos vinculados ao marketing de relacionamento em serviços que apresentam efeito direito e indireto sobre a lealdade e retenção de clientes de serviços educacionais. Entretanto, no modelo estrutural final, a relação entre comprometimento afetivo e lealdade é excluída, e a Integração deixa de ser um construto exógeno e apresenta-se de forma endógena sendo influenciada pela qualidade percebida e influenciando o comprometimento afetivo, o que configura uma contribuição do estudo. Deste modo, o estudo demonstra e reforça a importância do entendimento das IES em relação à experiência de consumo de alunos de cursos de gestão e negócios.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAdministraçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdfArquivototal2,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons