Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14514
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSá, Isabel Christina Vieira de.-
dc.date.accessioned2019-05-31T19:38:08Z-
dc.date.available2019-05-31T19:38:08Z-
dc.date.issued2014-08-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14514-
dc.description.abstractWith the technological and intellectual advancement of society, most people have forgotten the school library as a space of knowledge. The book has become a decorative object and because of the increasing ease of internet access, just few users make use of this information tool. Thus, we have analysed the marketing practices that can be applied to Felipe Tiago Gomes Library, at Escola Cenecista João Régis Amorim (CNEC), to attract students to the library. The research methods used were exploratory, descriptive and bibliographical. We have applied questionnaires, with opened and closed questions, in field research to those that are responsible for the library and students. With regard to the analyzes revealed users' profile (level of education and experienced time working in the school), evaluation of the library room (services quality, student attendance, relationship between students and the ones responsible for the library), evaluation of marketing (promotion of products and services, satisfaction with the library space, relationship between students and employees). However, according to the students of CNEC, we identified profile (age and level of education) and environmental assessment (frequency of use, services used, on space, collections, responsible and suggestions).The results suggest that new practices should be adopted to provide the library service, dissemination, use and image so that the unit will attract its audience. This way we concluded that the adoption of marketing practices at the Library of CNEC is an important tool of attraction, achievement, enchantment and loyalty of students / users.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rebeca Cardone (rebecaklywiann@gmail.com) on 2019-05-31T19:38:08Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ICVS31052019.pdf: 2242620 bytes, checksum: 8b85155a4d696820a6da118790e1e70f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-31T19:38:08Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ICVS31052019.pdf: 2242620 bytes, checksum: 8b85155a4d696820a6da118790e1e70f (MD5) Previous issue date: 2014-08-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectMarketing de bibliotecapt_BR
dc.titleAções de marketing em bibliotecas escolares: promoção de práticas para atrair usuáriospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Alzira Karla Araújo da.-
dc.description.resumoCom o avanço tecnológico e intelectual da sociedade, o espaço do saber que é a biblioteca escolar, acabou ficando no esquecimento da maioria das pessoas. O livro se tornou um objeto de decoração, e com a facilidade de uso da internet, poucos usuários recorrem a essa ferramenta de informação. Assim, analisa-se as práticas de marketing que podem ser aplicadas na biblioteca Felipe Tiago Gomes, na Escola Cenecista João Régis Amorim (CNEC) para atrair os alunos até a biblioteca. Metodologicamente, a pesquisa é do tipo exploratória, descritiva e bibliográfica. Aplicaram-se na pesquisa de campo, questionários com perguntas abertas e fechadas aos responsáveis pela biblioteca e aos alunos. No tocante aos usuários as análises revelam sobre perfil (grau de escolaridade e tempo de atuação na Escola), avaliação do ambiente (qualidade dos serviços, frequência dos alunos, grau de relacionamento entre alunos e bibliotecas), avaliação do Marketing (divulgação de produtos e serviços, satisfação com o ambiente, grau de relacionamento entre alunos e funcionárias). Já de acordo com os alunos do CNEC, identificamos perfil (faixa etária e grau de escolaridade) e avaliação do ambiente (frequência de uso, serviços utilizados, sobre espaço, acervo, responsáveis e sugestões). Os resultados propõem uma nova roupagem para serviços, divulgação, utilização e imagem que a unidade deverá ter para atrair seu público alvo. Conclui-se que a adoção de práticas de marketing na Biblioteca do CNEC é uma ferramenta importante de atração, conquista, encantamento e fidelização dos alunos/usuários.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ICVS31052019.pdf2,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons