Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14593Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Serafim, Vicente Fagner Morais | - |
| dc.date.accessioned | 2019-06-05T18:32:32Z | - |
| dc.date.available | 2019-06-05 | - |
| dc.date.available | 2019-06-05T18:32:32Z | - |
| dc.date.issued | 2015-03-31 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14593 | - |
| dc.description.abstract | Taught forty-nine times between 1756 and 1796, Kant's Physical Geography courses were conceived – together with those of Anthropology – as "propaedeutics" and "condition of possibility" for all forms of practical knowledge of the world, Among its most outstanding goals, "to civilize young students to become 'citizens of the world'." Kant understands by Physical Geography an empirical form of knowledge of spatial ordering and structures, producer of local and regional truths territorially derived from specific rules of citizenship. Until very recently neglected by scholars, the Physical Geography Courses were insufficiently explored and thus also the then visible implications that this empirical discipline has for Kant's conception of cosmopolitan ethics and education. It is necessary, therefore, to surpass the asystematic character of its composition, the prejudices therein manifested and the curiosities devoid of scientificity, and to systematically consider its general ideas and purposes, which have a direct repercussion on the Kantian understanding of pedagogy and morality. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Eliane Freitas (elianneaninha@gmail.com) on 2019-06-05T18:32:31Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 2087587 bytes, checksum: aa4b082719e9f5ff0319c9ea17e42233 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-06-05T18:32:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 2087587 bytes, checksum: aa4b082719e9f5ff0319c9ea17e42233 (MD5) Previous issue date: 2015-03-31 | en |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Geografia física | pt_BR |
| dc.subject | Kant | pt_BR |
| dc.subject | Educação | pt_BR |
| dc.subject | Conhecimento do mundo | pt_BR |
| dc.subject | Cosmopolitismo | pt_BR |
| dc.subject | Physical geography | pt_BR |
| dc.subject | Education | pt_BR |
| dc.subject | Knowledge of the world | pt_BR |
| dc.subject | Cosmopolitanism | pt_BR |
| dc.title | A geografia física de Kant : conhecimento do mundo, educação e cosmopolitismo | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Durmaier, Ana Thereza de Miranda Cordeiro | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9534463453703327 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2255331032095187 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Ministrados quarenta e nove vezes entre os anos de 1756 e 1796, os cursos de Geografia Física de Kant foram concebidos – junto aos de Antropologia – como “propedêutica” e “condição de possibilidade” para todas as formas de conhecimento prático do mundo e visavam, entre seus mais destacados objetivos, “civilizar jovens estudantes para se tornarem „cidadãos do mundo‟”. Kant entende por Geografia Física uma forma empírica de conhecimento da ordenação e estruturas espaciais, produtora de verdades locais e regionais territorialmente derivadas de regras específicas da cidadania. Até muito recentemente negligenciados pelos estudiosos, os Cursos de Geografia Física encontravam-se insuficientemente explorados e, assim, também as então visíveis implicações que esta disciplina empírica tem para a concepção kantiana da ética e da educação cosmopolitas. Impõe-se, portanto, que se ultrapasse o caráter assistemático de sua composição, os preconceitos ali manifestos e as curiosidades desprovidas de cientificidade, e se considere sistematicamente suas ideias e propósitos gerais os quais repercutem diretamente na compreensão kantiana de pedagogia e de moralidade. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Filosofia | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Filosofia | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Filosofia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Arquivototal.pdf | Arquivo total | 2,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
