Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14593
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSerafim, Vicente Fagner Morais-
dc.date.accessioned2019-06-05T18:32:32Z-
dc.date.available2019-06-05-
dc.date.available2019-06-05T18:32:32Z-
dc.date.issued2015-03-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14593-
dc.description.abstractTaught forty-nine times between 1756 and 1796, Kant's Physical Geography courses were conceived – together with those of Anthropology – as "propaedeutics" and "condition of possibility" for all forms of practical knowledge of the world, Among its most outstanding goals, "to civilize young students to become 'citizens of the world'." Kant understands by Physical Geography an empirical form of knowledge of spatial ordering and structures, producer of local and regional truths territorially derived from specific rules of citizenship. Until very recently neglected by scholars, the Physical Geography Courses were insufficiently explored and thus also the then visible implications that this empirical discipline has for Kant's conception of cosmopolitan ethics and education. It is necessary, therefore, to surpass the asystematic character of its composition, the prejudices therein manifested and the curiosities devoid of scientificity, and to systematically consider its general ideas and purposes, which have a direct repercussion on the Kantian understanding of pedagogy and morality.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eliane Freitas (elianneaninha@gmail.com) on 2019-06-05T18:32:31Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 2087587 bytes, checksum: aa4b082719e9f5ff0319c9ea17e42233 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-05T18:32:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 2087587 bytes, checksum: aa4b082719e9f5ff0319c9ea17e42233 (MD5) Previous issue date: 2015-03-31en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectGeografia físicapt_BR
dc.subjectKantpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectConhecimento do mundopt_BR
dc.subjectCosmopolitismopt_BR
dc.subjectPhysical geographypt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectKnowledge of the worldpt_BR
dc.subjectCosmopolitanismpt_BR
dc.titleA geografia física de Kant : conhecimento do mundo, educação e cosmopolitismopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Durmaier, Ana Thereza de Miranda Cordeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9534463453703327pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2255331032095187pt_BR
dc.description.resumoMinistrados quarenta e nove vezes entre os anos de 1756 e 1796, os cursos de Geografia Física de Kant foram concebidos – junto aos de Antropologia – como “propedêutica” e “condição de possibilidade” para todas as formas de conhecimento prático do mundo e visavam, entre seus mais destacados objetivos, “civilizar jovens estudantes para se tornarem „cidadãos do mundo‟”. Kant entende por Geografia Física uma forma empírica de conhecimento da ordenação e estruturas espaciais, produtora de verdades locais e regionais territorialmente derivadas de regras específicas da cidadania. Até muito recentemente negligenciados pelos estudiosos, os Cursos de Geografia Física encontravam-se insuficientemente explorados e, assim, também as então visíveis implicações que esta disciplina empírica tem para a concepção kantiana da ética e da educação cosmopolitas. Impõe-se, portanto, que se ultrapasse o caráter assistemático de sua composição, os preconceitos ali manifestos e as curiosidades desprovidas de cientificidade, e se considere sistematicamente suas ideias e propósitos gerais os quais repercutem diretamente na compreensão kantiana de pedagogia e de moralidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFilosofiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total2,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons