Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14595
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMelo, Dina Pereira de-
dc.date.accessioned2019-06-05T19:33:14Z-
dc.date.available2019-06-05-
dc.date.available2019-06-05T19:33:14Z-
dc.date.issued2018-10-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14595-
dc.description.abstractSensationalism history have been closely following Press history from the start. Nowadays, publishing ethical concerns question why such hard earned values in Brazil, like ethics, are neglected or weakened when journalism practices sensationalism, considering it has costed the lives of many publicists. This study investigates the creation of verbal discourses in Já Paraíba, an unashamedly sensationalist daily newspaper from the state of Paraíba, focusing on two tragedies: the criminal cases of Fernanda Ellen (2013) and Goiana (2015), in which, respectively, one girl and two women were murdered in João Pessoa, the capital of the state. It also aims to study what strategies the newspaper uses to persuade the reader, with an emphasis on sensational characteristics. An amount of 32 published articles and covers were selected, from the first investigations to the explanation of the crimes, when the alleged perpetrators were arrested. We applied in the analysis the principles of Greimasian semiotics, which consider the text a meaningful whole, whose message is understood in a sequence of levels. That was connected to the notion of ethos developed by D. Maingueneau and to the mimetic games of time in narrative, by Paul Ricoeur. Based on the discourse strategies that the newspaper pursued, we looked into which effects of meaning they used to forge a recognizable style intended to keep readers interest. As a result, the investigation proposes that the flexible ethics in Já newspaper spread fait divers all over the news practices. Their discourse depicts a world divided between the forces of good and evil, surrounded by an atmosphere of mystery, gossip and thirst for revenge, and it is dramatic to the point of making the sensations more relevant than the information.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eliane Freitas (elianneaninha@gmail.com) on 2019-06-05T19:33:14Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 3990044 bytes, checksum: edbed1e674c0d0f964a0f51b7427201a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-05T19:33:14Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 3990044 bytes, checksum: edbed1e674c0d0f964a0f51b7427201a (MD5) Previous issue date: 2018-10-05en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectSensacionalismo na imprensapt_BR
dc.subjectSemiótica greimasianapt_BR
dc.subjectÉthos discursivopt_BR
dc.subjectJogos temporais de Ricouerpt_BR
dc.subjectJá Paraíbapt_BR
dc.subjectSensationalism in the presspt_BR
dc.subjectGreimas‘ semioticspt_BR
dc.subjectDiscursive ethospt_BR
dc.subjectRicouer‘s games with timespt_BR
dc.subjectJá Paraíbapt_BR
dc.titleFait Divers e Estesia : o sensacionalismo revelado nas narrativas do Já Paraíbapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Fulaneti, Oriana de Nadai-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8254486029233226pt_BR
dc.creator.Lattes04308703450pt_BR
dc.description.resumoA história do sensacionalismo quase se irmana à do surgimento da imprensa. Nos dias de hoje, a preocupação com o que é publicado põe em xeque por que valores tão duramente conquistados no Brasil – e que chegaram a custar a vida de muitos publicistas –, como a ética, caem em menosprezo ou têm seus limites afrouxados quando o jornalismo professa o sensacionalismo. O presente estudo busca, assim, compreender a construção dos discursos verbais no diário Já Paraíba, de vocação assumidamente sensacionalista, tomando por base duas tragédias ocorridas em 2013 e 2015: os Casos Fernanda Ellen e Goiana, que vitimaram, respectivamente, uma menina e duas mulheres em João Pessoa. Também objetiva estudar quais estratégias o jornal utiliza para persuadir o leitor, com ênfase nas características sensacionais. Selecionamos um total de 32 matérias e capas publicadas, desde o momento das primeiras investigações até a elucidação de ambos os crimes, com a prisão dos alegados agressores. Nas análises, aplicamos os princípios da semiótica greimasiana – que toma como pressuposto o princípio de que o texto é um todo significativo, cujo sentido é apreendido numa sequência de patamares –, combinadas às proposições sobre o éthos de D. Maingueneau e dos jogos miméticos do tempo na narrativa de Paul Ricoeur. Assim, com base nas estratégias enunciativas que o jornal perquiriu, investigamos quais efeitos de sentido foram usados para persuadir o leitor e conformar uma maneira própria de se fazer reconhecer num estilo que serviu para fidelizar o leitor. A pesquisa conclui que a relativização da ética no Já fez com que os elementos de fait divers contaminassem a práxis noticiosa de modo a se enxergar discursivamente um mundo bipartido entre forças do bem e do mal e envolto numa atmosfera de mistério, boato e sede por punição – o que fez com que se elevasse o grau de tonicidade das notícias a ponto de as sensações superarem as informações veiculadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLinguísticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total3,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons