Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14656
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Artur Silva de-
dc.date.accessioned2019-06-10T13:52:50Z-
dc.date.available2016-07-12-
dc.date.available2019-06-10T13:52:50Z-
dc.date.issued2014-03-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14656-
dc.description.abstractThe records of knowledge has been produced and inserted in various media aiming to preserve the history of mankind for a long time. The press was a milestone for the growth of these records, enabling the democratization of information and the need to organize the information content, thus, the library arises as an institution responsible for preserving the produced knowledge. The Universities had an important role in the evolution process of libraries by maintaining a diversified collection in areas of knowledge resulting in expansion and expertise of offered services, making it easier the retrieval of information by the user. The reference services main function is to guide the user and with the emergence of information technologies new services to join computer and internet to facilitate the interface User x library appears. The websites of University libraries are instruments that give visibility to these services, making the users of the computer aware of the services offered by the library. It is disappointing for the user to access the library site and not find the information they search, or even not to understand it. In that context, the research has as general objective to identify the reference services offered by the northeast capital federal University libraries websites, to this, the study mapped these libraries, listed the websites and described the existing reference services on them. It is characterized as a case study and adopted as data collection the observation, using a qualitative approach to its analysis. As results, it was observed that the reference services offered to users through these websites should be further explored and developed; some websites need to be restructured to facilitate access, as there is lack of information. Thus, it was realized that libraries need to undergo changes that accompany the development of Universities. We propose an extension of the research on the subject usability and information retrieval on the Websites surveyed.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Elói Silva (eloiassis1@gmail.com) on 2019-06-10T13:52:50Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ASO10062019.pdf: 7634184 bytes, checksum: 6b4b78be3ae04ae1d7bd325eeafaa393 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-10T13:52:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ASO10062019.pdf: 7634184 bytes, checksum: 6b4b78be3ae04ae1d7bd325eeafaa393 (MD5) Previous issue date: 2014-03-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectServiço de referênciapt_BR
dc.subjectSitespt_BR
dc.subjectBibliotecas universitáriaspt_BR
dc.titleServiços de referência nos sites das bibliotecas universitárias federais das capitais da Região Nordeste do Brasilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Ediane Toscano Galdino de-
dc.description.resumoOs registros do conhecimento vêm sendo produzidos desde muito tempo e inseridos em diversos suportes objetivando preservar a história da humanidade. A imprensa foi um marco para o crescimento desses registros, possibilitando a democratização da informação e a necessidade de organizar o conteúdo informacional, dessa forma, a biblioteca surge como instituição responsável pela função de preservar o conhecimento produzido. As universidades tiveram papel importante no processo de evolução das bibliotecas por manter um acervo diversificado em áreas do conhecimento ocasionando expansão e especialização de serviços oferecidos, facilitando a recuperação da informação pelo usuário. Os serviços de referência têm como principal função orientar o usuário e com a chegada das tecnologias de informação, surgem novos serviços que agregam o computador e a internet para facilitar a interface biblioteca x usuário. Os Sites de bibliotecas universitárias são instrumentos que possibilitam dar visibilidade a estes serviços, fazendo com que os usuários ao utilizarem o computador conheçam os serviços oferecidos pelas bibliotecas. Torna-se desapontador para o usuário acessar o site de uma biblioteca e não encontrar a informação que deseja, ou até mesmo que não possa compreender. Diante deste contexto, a pesquisa tem como objetivo geral conhecer os serviços de referência inseridos nos sites das bibliotecas universitárias federais das capitais do nordeste, para isto, a pesquisa mapeou essas bibliotecas, elencou os sites e descreveu os serviços de referência existentes nesses sites. Caracteriza-se como estudo de caso e adotou como coleta de dados a observação, seguindo a abordagem qualitativa para a sua análise. Como resultado constatou-se que os serviços de referência oferecidos aos usuários através dos sites deveriam ser mais explorados e avançados, alguns sites precisam ser reestruturados para facilitar o acesso, pois existe ausência de informações. Diante disso percebeu-se que as bibliotecas precisam passar por mudanças que acompanhem o desenvolvimento das universidades. Propomos uma ampliação da pesquisa sobre a temática usabilidade e recuperação da informação nos Sites pesquisados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ASO10062019.pdf7,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons