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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14688
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Vanusa Daniel da-
dc.date.accessioned2019-06-11T17:10:40Z-
dc.date.available2018-11-07-
dc.date.available2019-06-11T17:10:40Z-
dc.date.issued2018-07-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14688-
dc.description.abstractThis dissertation aims to analyze the National Pact for Literacy in the Right Age (PNAIC) and the implications for the pedagogical work of literacy teachers. Initially, the paper presents a brief analysis of the history of teacher education in Brazil, in order to understand the reasons that led to the precariousness of the initial and continuing education policies of Basic Education teachers. Next, we discuss the relationship between the state and public policies in capitalist society by placing education as a disputed field, and then enter into educational policy studies that have supported the elaboration of the pact in the local context. From the methodological point of view, it is a quantitative / qualitative, documentary and exploratory research in the dialectical perspective. The data collection instruments, we used questionnaires and semi-structured interviews with nine teachers who work in the literacy cycle in four schools in the city of Crato/CE. Through this study, it was possible to affirm that even bringing contributions to the pedagogical practice of the teacher, the continued formation in the PNAIC has not developed in a satisfactory way, due to the precarious conditions in which the municipal schools are. Thus, instead of promoting the professional development of literacy teachers, it has implications for pedagogical work such as emptying theory and denying teaching. In this sense, this study points to the need to review the program in its structure considering the reality of the empirical field, in the perspective of thinking about the formation that enables the professional development of the teacher and overcoming the precariousness of the teaching work.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Glaucia Paes (glaucia.mpaes@gmail.com) on 2019-06-11T17:10:40Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 1839457 bytes, checksum: d73526814a603a919d3bbbd295c81971 (MD5)en
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolítica Educacionalpt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectPNAICpt_BR
dc.subjectTeacher Trainingpt_BR
dc.subjectPolítica educacional - Professores alfabetizadorespt_BR
dc.subjectEducation Policypt_BR
dc.subjectFormação de professores - Crato - Ceará - Brasilpt_BR
dc.titleFormação continuada de professores alfabetizadores: um estudo do PNAIC no município de Crato/CEpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Hermida, Jorge Fernando-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5339043311979485pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9322999160272568pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação tem como objetivo analisar o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e as implicações para o trabalho pedagógico dos professores alfabetizadores. Inicialmente, o trabalho apresenta uma breve análise da história da formação de professores no Brasil, no intuito de compreender as razões que lavaram a precarização das políticas de formação inicial e continuada dos professores da Educação Básica. Em seguida, abordamos sobre a relação entre o Estado e as políticas públicas na sociedade capitalista situando a educação como campo em disputa, para depois entrarmos nos estudos das políticas educacionais que subsidiaram a elaboração do pacto no contexto local. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa quanti/qualitativa, documental e exploratória na perspectiva dialética. Como instrumentos de coleta de dados utilizamos questionários e entrevistas semiestruturadas com nove professores que atuam no ciclo de alfabetização em quatro escolas do município. Por meio deste estudo, foi nos possível afirmar que mesmo trazendo contribuições para prática pedagógica do professor, a formação continuada no PNAIC não tem se desenvolvido de modo satisfatório, devido as condições precárias em que se encontram as escolas municipais. Com isso, em vez de promover o desenvolvimento profissional dos professores alfabetizadores, traz implicações para o trabalho pedagógico como esvaziamento da teoria e a negação do ensino. Nesse sentido, este estudo aponta para necessidade de rever o programa em sua estrutura considerando a realidade do campo empírico, na perspectiva de pensar em uma formação que possibilite o desenvolvimento profissional do professor e a superação da precarização do trabalho docente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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