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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14689
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorDornelas, Bruna Gomes de Oliveira-
dc.date.accessioned2019-06-11T17:23:59Z-
dc.date.available2018-11-30-
dc.date.available2019-06-11T17:23:59Z-
dc.date.issued2018-08-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14689-
dc.description.abstractThis dissertation is inserted in the research Education and Educators of Paraíba of Century XX, more specifically in the history of the women, focusing on the practices of writings and representations. The objective is to analyze the educational trajectory of the educator Maria José Mamede Galvão, based on the following questions: how did their pedagogical practices prove innovative in the face of the traditional education model? How did you build your trajectory in school life, despite the difficulties with the mother's care and the care of domestic life? How were your writings born and how did they contribute to a deeper understanding of the educational practices of a formative era? He was enrolled in the theoreticalmethodological approach of the New Cultural History and authors such as Chartier, Le Goff and Burke, for emphasizing that, from this displacement, the biographical investigation of the subjects and historical objects considered additional or underrepresented was allowed, thus providing a deeper understanding of the past and the present. In this field we bring a (auto) biographical perspective through the work with oral, printed and iconographic sources, in order to understand Maria José Mamede Galvão 's educational paths, in the construction of other pedagogical perspectives in each context of her professional performance. In the study, Maria José Mamede Galvão demonstrated a fine sensitivity of women to the arts and with concerns of expanding the scope of the teaching-learning relationship in the horizons of the school's creativity. In view of the above, it can be stated that the educator contributed both to the schooling process and to the process of sociocultural changes, during the more than thirty years dedicated to the education of Rio Grande do Norte.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Glaucia Paes (glaucia.mpaes@gmail.com) on 2019-06-11T17:23:58Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 3794017 bytes, checksum: 88715a82ff6f015dcfb9ad5f7ed89930 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-11T17:23:59Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 3794017 bytes, checksum: 88715a82ff6f015dcfb9ad5f7ed89930 (MD5) Previous issue date: 2018-08-30en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducadoraspt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectMemóriaspt_BR
dc.subjectMaria José Mamede Galvãopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectEducatorspt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.subjectMemoirspt_BR
dc.subjectMaria José Mamede Galvãopt_BR
dc.subjectEducação - Práticas escritaspt_BR
dc.subjectPráticas educacionais escritaspt_BR
dc.subjectEducadoras - Práticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectMaria José Mamede Galvãopt_BR
dc.titleMaria José Mamede Galvão: memórias e formação de uma educadorapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Machado, Charliton José dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2036729143677618pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2291222378884943pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação insere-se na pesquisa Educação e Educadoras da Paraíba do Século XX, mais especificamente na história das mulheres, focando as práticas de escritas e representações. O objetivo é analisar a trajetória educacional da educadora Maria José Mamede Galvão, a partir das seguintes indagações: como suas práticas pedagógicas se revelaram inovadoras em face do modelo de educação tradicional? Como construiu sua trajetória na vida escolar, apesar das dificuldades com a lida materna e os cuidados da vida doméstica? Como nasceram as suas leituras e como estas contribuíram à compreensão mais profunda das práticas educacionais de uma época da formação? Inscrito na abordagem teóricometodológica da Nova História Cultural e autores como Chartier, Le Goff e Burke, por enfatizarem que, a partir desse deslocamento, permitiu-se a investigação biográfica dos sujeitos e dos objetos históricos considerados adicionais ou subrepresentados, proporcionando assim uma compreensão mais profunda sobre o passado e o presente. Nesse campo trazemos à baila uma perspectiva (auto) biográfica através do trabalho com fontes orais, impressos e iconográficos, para compreender os caminhos de formação educacional de Maria José Mamede Galvão, na construção de outras perspectivas pedagógicas em cada contexto de sua atuação profissional. No estudo evidenciamos que, em toda sua trajetória docente, Maria José Mamede Galvão demonstrou uma fina sensibilidade de mulher afeita as artes e com preocupações de ampliar o escopo da relação ensino-aprendizagem nos horizontes das criatividades da escola. Face ao exposto, pode-se afirmar que, a referida educadora contribuiu tanto para o processo de escolarização quanto ao processo de mudanças socioculturais, ao longo dos mais de trinta anos dedicados à educação do Rio Grande do Norte.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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