Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14691
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrasileiro, Candice Lopes.-
dc.date.accessioned2019-06-11T18:32:47Z-
dc.date.available2019-06-11T18:32:47Z-
dc.date.issued2017-05-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14691-
dc.description.abstractThe Internet has brought many changes to society among them the immediacy of communication and information, which has completely changed a way we relate and inform ourselves. The Internet has made information more accessible, however this means that there is no intermediary between the user and an information, leaving up to the user's standards to identify a veracity of the information found. In different contexts it is possible to verify that several fake news are being disseminated on the Internet in order to influence the decision making. Which leads to the questioning of this research: Are Facebook users able to perceive what is misinformation? This research had the objective of work the disinformation via social networks, through the creation of a Facebook page disseminating in acontrolled way fake news. A quantitative-qualitative approach was used to analyze the data obtained. Twelve news items were released with a poll: was this information helpful, during a period of one month, with a 2 to 3 day interval between them, using statistical analyzes of mean and correlation on the collection of automated data and analysis of the discourse for the comments that were left in the publications. As a result of this research only 14% of users responded negatively to the poll and through discourse analysis it was noticed that only 24% of users noticed the problem with the false news. Coming to confirm that few Facebook users can identify false information.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rebeca Cardone (rebecaklywiann@gmail.com) on 2019-06-11T18:32:47Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CLB11062019.pdf: 2194866 bytes, checksum: 546e90c3d71a9d453f5b42d57122567d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-11T18:32:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CLB11062019.pdf: 2194866 bytes, checksum: 546e90c3d71a9d453f5b42d57122567d (MD5) Previous issue date: 2017-05-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestão da Informaçãopt_BR
dc.subjectGestão do Conhecimentopt_BR
dc.subjectGestão da Informação e do Conhecimentopt_BR
dc.subjectTecnologia da Informação e Comunicação (TIC)pt_BR
dc.subjectFacebookpt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectFake Newspt_BR
dc.subjectDesinformaçãopt_BR
dc.titleFacebook como canal de desinformaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Wagner Junqueira de.-
dc.description.resumoA Internet trouxe muitas mudanças para sociedade entre elas o imediatismo da comunicação e da informação, o que mudou completamente a forma como nos relacionamos e nos informamos. A Internet fez a informação ficar mais acessível, contudo isto significa que não há um intermediador entre o usuário e a informação, deixando a critério do usuário identificar a veracidade da informação encontrada. Nos diferentes contextos é possível verificar que várias notícias falsas estão sendo disseminadas na Internet a fim de influenciar a tomada de decisão. O que leva ao questionamento da pesquisa: os usuários do Facebook estão aptos a perceber o que é desinformação? Esta pesquisa teve como objetivo trabalhar a desinformação via redes sociais, a partir da criação de uma página no Facebook disseminando de forma controlada notícias falsas. Foi utilizada abordagem quanti-qualitativa para análise dos dados obtidos. Foram lançadas 12 notícias, com enquete: essa informação foi útil, durante o período de um mês, com intervalo de 2 a 3 dias entre elas, utilizando de análises estatísticas de média e correlação na coleta de dados automatizados e análise do discurso para os comentários que foram deixados nas publicações. Como resultado desta pesquisa apenas 14% dos usuários responderam negativamente a enquete e através da análise de discurso foi percebido que apenas 24% dos usuários perceberam o problema com as notícias falsas. Vindo assim a confirmar que poucos usuários do Facebook conseguem identificar informações falsas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CLB11062019.pdf2,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons