Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14709
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Philipe Moreira Sales-
dc.date.accessioned2019-06-12T18:10:02Z-
dc.date.available2019-06-12-
dc.date.available2019-06-12T18:10:02Z-
dc.date.issued2017-10-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14709-
dc.description.abstractCaruaru, located in the Agreste region in Pernambuco, is well known for its diversity in popular culture, highlighting the visual arts, dance, literature, theater and music. In this cultural diversity, a song, represented by forró, gained a special emphasis in the city because a projection of the title "Capital of forró" that describes the declarations of the communities, popularized in the urban zone from the decade of 1960. As of recognition that the city acquired as an important center of the musical practices related to the forró, this research aimed to object to investigate the development process of this musical genre in Caruaru from the idea that the musical making in the city is built through the process of change and musical continuity. This construction is discussed in two moments: at first, the forró in Caruaru in the past, making a historical reconstruction of how this genre was gaining space in the city from the 1950s until the recording of the song "Capital of Forró" by the Trio Nordestino. And then, forró in Caruaru in the present, which begins from the structural changes of the June festivals, passing through the process of change in forró music, until the current practices of the forró musicians that have as main period, for their performances, the month of June. This thesis is divided in four chapters that bring discussions about the objective proposed for this research, approaching in chapter 1 methodological and conceptual issues, in chapter 2 the construction of forró as a genre of Brazilian music, in chapter 3 its development in Caruaru, and finally in chapter 4 the forró musical practices in the city today.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eliane Freitas (elianneaninha@gmail.com) on 2019-06-12T18:10:02Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 3153794 bytes, checksum: 576bbbe1840bc45bbf2fb475b081e44f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-12T18:10:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 3153794 bytes, checksum: 576bbbe1840bc45bbf2fb475b081e44f (MD5) Previous issue date: 2017-10-27en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectForrópt_BR
dc.subjectMúsica popular em Caruarupt_BR
dc.subjectPernambucopt_BR
dc.subjectMúsica nas festas de São Joãopt_BR
dc.subjectPopular music in Caruarupt_BR
dc.subjectPernambucopt_BR
dc.subjectMusic in the Saint John's festivalspt_BR
dc.titleSer forrozeiro em Caruaru: prática musical, mudança e continuidade na "Capital do forró"pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Sandroni, Carlos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2096219243191159pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8971468679260500pt_BR
dc.description.resumoA cidade de Caruaru, localizada no Agreste de Pernambuco, é conhecida pela sua diversidade em cultura popular, destacando as artes plásticas, a dança, a literatura, o teatro e a música. Nessa diversidade cultural, a música, representada pelo forró, ganhou um destaque especial na cidade devido à projeção do título de “Capital do forró” que Caruaru recebeu por conta das festas juninas, popularizadas na zona urbana a partir da década de 1960. Partindo do reconhecimento que a cidade adquiriu como centro importante das práticas musicais ligadas ao forró, essa pesquisa teve como objetivo investigar o processo de desenvolvimento desse gênero em Caruaru, a partir da ideia de que o fazer musical na cidade é construído por meio do processo de mudança e continuidade musical. Essa construção é pensada em dois momentos: o forró em Caruaru no passado, que faz uma reconstrução histórica de como esse gênero foi ganhando espaço na cidade a partir da década de 1950 até o momento em que o Trio Nordestino grava a música “Capital do Forró”; e o Forró de Caruaru no presente, que começa a partir das mudanças estruturais das festas juninas, passando pelo processo de mudança no próprio forró, até as práticas atuais dos músicos forrozeiros, que têm como principal época para as suas performances o mês de junho. Essa dissertação está dividida em quatro capítulos, que trazem discussões sobre o objetivo proposto para essa pesquisa, abordando no capítulo 1 questões metodológicas e conceituais, no capítulo 2 a construção do forró como gênero da música brasileira, no capítulo 3 o seu desenvolvimento em Caruaru, e finalmente no capítulo 4 as práticas musicais do forró na cidade nos dias atuais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMúsicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total3,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons