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dc.creatorCarvalho, Thiago Cabral-
dc.date.accessioned2019-06-12T18:33:37Z-
dc.date.available2019-06-12-
dc.date.available2019-06-12T18:33:37Z-
dc.date.issued2017-07-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14710-
dc.description.abstractWe present a methodological proposal of musical analysis directed to the study of creativecompositional processes based on the argument that a musical work is an ongoing, changing event, a moving entity that presents itself necessarily in the performance act. The approach involves the study of the entire productive chain that resulted in the musical event when contemplating the technical and socio-contextual dimensions of creation, treating them as indispensable instances for the understanding of their identity. The model consists of three distinct and self-complementary instances to the observation of the musical event within a systemic approach: (1) Analysis of the Artistic Field; (2) Genetic Analysis; (3) CriticalReflexive Analysis. We validate its application through the study of the piece The Comic Strip Symphony (1986) by the Brazilian composer, performer and multi-instrumentalist Hermeto Pascoal (1936). Through methodology, we reach a holistic reading of creation by understanding the process of putting the musical work into practice, placing invariant aspects (COSTA, 2016) based on the understanding of the roles played by the composer and performers in the musical event. We conclude that the method has proved useful both as a speculative tool for musical creation and for performance studies involving this theme.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eliane Freitas (elianneaninha@gmail.com) on 2019-06-12T18:33:37Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal_A.pdf: 61046691 bytes, checksum: 67bb6a38e39f597e3f3173f3fd62d6d0 (MD5)en
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dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMorfologia da obra musicalpt_BR
dc.subjectAnálise musicalpt_BR
dc.subjectHermeto pascoalpt_BR
dc.subjectSinfonia em quadrinhospt_BR
dc.subjectMúsica sinfônica do Séc. XXpt_BR
dc.subjectMorphology of the musical workpt_BR
dc.subjectMusical analysispt_BR
dc.subjectHermeto pascoalpt_BR
dc.subjectThe comic strip symphonypt_BR
dc.subjectSymphonic music of the 20th centurypt_BR
dc.titlePor um modelo morfológico aplicado à análise musical: investigando processos criativos na Sinfonia em Quadrinhos de Hermeto Pascoalpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Guigue, Didier-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2072946162282636pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8829416976204718pt_BR
dc.description.resumoApresentamos uma proposta metodológica de análise musical direcionada ao estudo de processos criativo-composicionais tomando por base o argumento de que a obra é um acontecimento em curso, mutável, um ente movente, que se apresenta enquanto tal necessariamente no ato performático. A abordagem envolve o estudo de toda a cadeia produtiva que resultou no acontecimento musical ao contemplar as dimensões técnicas e sócio-contextuais da criação, tratando-as como instâncias indispensáveis ao entendimento de sua identidade. O modelo consiste em três instâncias distintas e autocomplementares à observação do acontecimento musical dentro de uma abordagem sistêmica: (1) Análise do Campo Artístico; (2) Análise Genética; (3) Análise Crítico-Reflexiva. Atestamos sua aplicação e validação por meio do estudo da peça intitulada Sinfonia em Quadrinhos (1986) do compositor, performer e multi-instrumentista Hermeto Pascoal (1936). Através da metodologia, alcançamos uma leitura holística da criação ao compreendermos o processo de efetivação da obra situando aspectos invariantes (COSTA, 2016) com base no entendimento dos papéis exercidos pelo compositor e intérpretes ao acontecimento musical. Concluímos que o método se mostrou útil tanto como ferramenta especulativa à criação musical quanto aos estudos de performance que envolvam a referida temática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMúsicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Appears in Collections:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

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