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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14712
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCampello, Marcelo de Morais-
dc.date.accessioned2019-06-12T18:56:33Z-
dc.date.available2019-06-12-
dc.date.available2019-06-12T18:56:33Z-
dc.date.issued2013-05-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14712-
dc.description.abstractThis dissertation deals with the main concepts and procedures involved in the creation of the cycle Iluminuras, for acoustic guitar, that proposes a listening focused on minimal transformations of timbre. Tenuous sonorities, such as noises, resonances and multiphonics, which have historically underlied the melodic-harmonic  tonal  activity  in  the  guitar’s   repertoire, here emerges to the musical surface through filtering techniques, being promoted transformations in the interior of sounds. Throughout the work, a ‘transposable and multidimensional object’ — i. e., formed by various notes, wich transmit to each other a dynamic identity by means of timbral links, and by various voices which are deployments of its internal attributes — is continuously examined under various perspectives, as the hands’   configurations (positions, angles, materials, pressure levels) change its sonority, revealing acoustical properties. Emerged to the first plane of the music, these latent properties form voices in a ‘coloristic counterpoint’, with evolutions in subtle contrast levels, in favor of a sensibility to minimal variations. During the transpositions, new effects of the interaction between hands and guitar are introduced, renewing the ‘object’. The work evolves as its internal examination, focusing its diverse aspects in different time spans.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eliane Freitas (elianneaninha@gmail.com) on 2019-06-12T18:56:33Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 6203442 bytes, checksum: fa31d7a312935067b1d8140a21088f28 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-12T18:56:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 6203442 bytes, checksum: fa31d7a312935067b1d8140a21088f28 (MD5) Previous issue date: 2013-05-24en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectComposição musicalpt_BR
dc.subjectTimbrept_BR
dc.subjectViolãopt_BR
dc.subjectMicrossompt_BR
dc.subjectEcomusicologiapt_BR
dc.subjectMusicoterapiapt_BR
dc.subjectMusical compositionpt_BR
dc.subjectTimbrept_BR
dc.subjectAcoustic guitarpt_BR
dc.subjectMicrosoundpt_BR
dc.subjectEcomusicologypt_BR
dc.subjectMusic Therapypt_BR
dc.titleIluminuras para violãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Moura, Eli-Eri Luiz de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5810448733148820pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6188672276145434pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação trata dos principais conceitos e procedimentos envolvidos na criação do ciclo Iluminuras, para violão, em que foi proposta uma escuta voltada a transformações ínfimas do timbre. Sonoridades tênues, como ruídos, ressonâncias e multifônicos, que, historicamente, no repertório do violão, têm subjazido à atividade melódico-harmônica tonal, aqui emergem à superfície musical por meio de técnicas de filtragem, sendo promovidas transformações no interior dos sons. Ao longo da obra, uma espécie de ‘objeto musical’   transponível e multidimensional — ou seja, constituído por várias notas, que transmitem entre si uma identidade dinâmica por meio de elos tímbricos, e por diferentes vozes em contraponto, que são desdobramentos dos seus atributos internos — é continuamente examinado sob diversas perspectivas, conforme as disposições manuais (posições, ângulos, materiais, níveis de pressão) alteram sua sonoridade, revelando propriedades acústicas. Emersas ao primeiro plano musical, tais propriedades latentes formam vozes num ‘contraponto tímbrico’, com evoluções em contrastes sutis, em favor de uma sensibilidade a variações mínimas. Durante as transposições, novos efeitos da interação entre as mãos e o violão são introduzidos, renovando o ‘objeto’. A obra transcorre como um exame interior dele, focando seus diversos aspectos em diferentes intervalos de tempo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMúsicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

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