Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14714
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlbuquerque, Sueleide Teixeira da Silva.-
dc.date.accessioned2019-06-12T19:18:38Z-
dc.date.available2019-06-12T19:18:38Z-
dc.date.issued2017-12-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14714-
dc.description.abstractIn our society, reading has an important role when it comes to understanding the world, as well as facilitating social participation and the exercise of citizenship. The present work is an exploratory and descriptive research, with quantitative and qualitative approaches, whose general objective is to investigate the practices of reading promotion developed by the librarians in school libraries of the private network of the city of João Pessoa/PB. The methodological procedures included, in addition to reviewing the literature on the librarian, reading mediation and school library, to provide theoretical support for the research, it also covered the questionnaire application to the librarians of three school libraries in the city of João Pessoa/PB and data analysis procedures were anchored in the Bardin Content Analysis. The results achieved in the research point to a multiplicity of reading promotion practices that are developed in schools. It is concluded that the reading promotion practices developed in the school libraries involved in the study are diversified, reach the desired objectives and extrapolate the practices indicated in the relevant literature. In developing such practices, librarians involve the school community and the family collaborating to strengthen the bonds between library and community through reading.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rebeca Cardone (rebecaklywiann@gmail.com) on 2019-06-12T19:18:38Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) STSA12062019.pdf: 1724281 bytes, checksum: c0831ec151599ea608bb6a37dff8b13c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-12T19:18:38Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) STSA12062019.pdf: 1724281 bytes, checksum: c0831ec151599ea608bb6a37dff8b13c (MD5) Previous issue date: 2017-12-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectIncentivo à leiturapt_BR
dc.subjectBibliotecas particularespt_BR
dc.subjectMediação de leiturapt_BR
dc.subjectBibliotecáriopt_BR
dc.subjectBibliotecáriaspt_BR
dc.titlePráticas de promoção da leitura em bibliotecas escolares da rede privada de João Pessoa - PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Paiva, Eliane Bezerra.-
dc.description.resumoNa sociedade brasileira, a leitura tem importante papel, quando se trata de entender o mundo e de viabilizar a participação social e o exercício da cidadania. Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratório e descritivo, com abordagens quantitativa e qualitativa, cujo objetivo geral foi o de investigar as práticas de promoção da leitura desenvolvidas por bibliotecários/as em bibliotecas escolares da rede privada da cidade de João Pessoa/PB. Os procedimentos metodológicos incluíram, além de revisão da literatura sobre esses/as profissionais, a mediação da leitura e a biblioteca escolar, para dar suporte teórico à pesquisa, e a aplicação de um questionário com as bibliotecárias de três bibliotecas escolares da cidade de João Pessoa/PB. Os procedimentos de análise dos dados ancoraram-se na Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados alcançados indicaram que há uma diversidade de práticas de leitura que são desenvolvidas nas escolas e alcançam os objetivos pretendidos e extrapolam as práticas indicadas na literatura pertinente. Ao desenvolver tais práticas, as bibliotecárias envolvem a comunidade escolar e a família, o que colabora para estreitar os laços entre a biblioteca e a comunidade por meio da leitura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
STSA12062019.pdf1,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons