Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14716
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPinheiro Júnior, Cledinaldo Alves-
dc.date.accessioned2019-06-12T20:23:54Z-
dc.date.available2019-06-12-
dc.date.available2019-06-12T20:23:54Z-
dc.date.issued2017-08-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14716-
dc.description.abstractStudies on the body usage in instrumental practice have been progressively increasing in the late years. This is a fundamental aspect for the musical instrument teaching. This paper presents results of a research conducted with thirty-five guitar teachers working in public universities in Brazil, who answered a questionnaire aiming to understand what are their conceptions of body formation on guitar teaching. The research is based on perspectives of qualitative and quantitative approach, intending to interpret the teachers' vision about the guitar player body formation and the data necessary to enlighten relevant methodological issues in the panorama of guitar teaching in Brazil. The data collection instrument used was the questionnaire, consisting of open questions with margin to respondents' considerations. The scientific foundations of this research was composed of studies directly linked to the guitarist universe and perspectives of Contemporary Music Education, as well as interdisciplinary researches in areas such as psychology, medicine, sociology, neurology, sports science, musical cognition, among others. This dissertation discuss about the importance of body consciousness for the guitarist, rested on the understanding of the instrumental practice nature, which is a hard work with physical and psychological demands, depending on the level of specialization and instrumental involvement. Guitar teachers highlight the need to seek the requiered resources for an aware and consistent execution, coupled with body conciousness. Thus, it is possible to systematically construct approaches that will guide the study and practice, avoiding possible injuries and discomforts while performing, providing a greatter preparation and relaxation during the execution, being achieved through the consciousness of ones body, active instrument in the guitar permance.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eliane Freitas (elianneaninha@gmail.com) on 2019-06-12T20:23:54Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 1116603 bytes, checksum: 380b9205f6605233812cfb859f7cddec (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-12T20:23:54Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 1116603 bytes, checksum: 380b9205f6605233812cfb859f7cddec (MD5) Previous issue date: 2017-08-23en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectViolãopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação corporalpt_BR
dc.subjectFormação do violonistapt_BR
dc.subjectEnsino de violão no Brasilpt_BR
dc.subjectGuitarpt_BR
dc.subjectTeaching and learningpt_BR
dc.subjectBody educationpt_BR
dc.subjectGuitaristTrainingpt_BR
dc.subjectGuitar teaching in Brazilpt_BR
dc.titleEducação corporal na formação do violonista: perspectivas de professores do instrumentopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Queiroz, Luis Ricardo Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5224390361847356pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6295083531531302pt_BR
dc.description.resumoEstudos sobre o uso do corpo na prática instrumental têm crescido progressivamente nos últimos anos. Considerando esse um aspecto fundamental para o ensino de instrumento, este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa realizada com trinta e cinco professores de violão, atuantes em universidades públicas do Brasil, que se dispuseram a responder um questionário com vistas a compreender quais são suas concepções acerca da formação corporal no ensino do violão. A pesquisa tem como base perspectivas da abordagem qualitativa e quantitativa, com vistas a interpretar a visão dos professores sobre a formação corporal do violonista e dos dados das respostas necessários para elucidar questões metodológicas pertinentes no panorama de ensino de violão no Brasil. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário, constituído de questões abertas com margem a considerações dos respondentes. A fundamentação teórica para essa pesquisa foi constituída de trabalhos diretamente ligados ao universo violonístico e perspectivas da Educação Musical contemporânea, além de pesquisas com tom interdisciplinar de áreas como a psicologia, medicina, sociologia, neurologia, ciência dos esportes, cognição musical, entre outras. A presente Dissertação argumenta sobre a importância da consciência corporal para o violonista, a partir do entendimento da natureza da prática instrumental, a qual constitui por um árduo trabalho com demandas físicas e psicológicas a depender do nível de especialização e envolvimento instrumental. Os professores de violão enfatizam a necessidade de se buscar os recursos necessários para uma execução consciente e consistente, somados a uma consciência do corpo. Assim, pode-se construir de forma sistemática, abordagens que venham a nortear o estudo e a prática, evitando possíveis lesões e desconfortos no ato de tocar, proporcionando um maior preparo e relaxamento na execução que podem ser conseguidos através da consciência do seu corpo, instrumento ativo na execução do violão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMúsicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons