Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14731
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Liliane Linhares da-
dc.date.accessioned2019-06-13T14:26:20Z-
dc.date.available2018-11-15-
dc.date.available2019-06-13T14:26:20Z-
dc.date.issued2017-12-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14731-
dc.description.abstractThe librarian who works in university libraries is the mediator of information and knowledge with its users and also needs to reinvent and acquire skills and abilities that meet the informational needs of the university community, including those geared towards management. It needs to be perceived as a manager and to develop managerial skills that allow the best benefit of the library in all aspects. In this sense, it is important to understand that it is essential that the librarian possesses managerial skills and competences and that the need for support on the subject and discussions that point out ways to better development of the professional and, consequently, of science and society is evident. For this reason, the research generally sought to analyze what has been said about the skills and abilities of library managers working in Higher Education Institutions, in the Brazilian scientific journals of Information Science, with evaluation classified by the Improvement Coordination of Higher Level Personnel as B1. To do so, it sought to achieve the specific objectives of performing a survey of CI journals with a B1 classification; identify journals on the topic in journals in the last five years (2013-2017); and analyze the authors' positions on the topic. In order to find answers to the research questions, the research used content analysis and descriptive and bibliographic studies to present what has been said about the subject and to reflect on the perspectives in the librarian training. It concludes that there is shyness in the publications that deal with the abilities and management skills for the librarians who work in university libraries, demanding reflections, discussions and new publications in scientific journals of the area. In addition, he realizes that when it comes to discussing the skills and competencies of the librarian working in these organizations, what has been said is no different than what is stipulated for any other librarian working in other types of libraries.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Elói Silva (eloiassis1@gmail.com) on 2019-06-13T14:26:20Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LLS13062019.pdf: 383654 bytes, checksum: 298f42304d5d46f41f1eae750583bf57 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-13T14:26:20Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LLS13062019.pdf: 383654 bytes, checksum: 298f42304d5d46f41f1eae750583bf57 (MD5) Previous issue date: 2017-12-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectBibliotecário gestorpt_BR
dc.subjectCompetências e habilidadespt_BR
dc.subjectCompetências gestoraspt_BR
dc.subjectHabilidades gestoraspt_BR
dc.subjectBibliotecas universitáriaspt_BR
dc.titleCompetências e habilidades gerenciais dos bibliotecários que atuam em bibliotecas de ensino superior: análises em revistas B1 da Ciência da Informaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Llarena, Rosilene Agapito da Silva-
dc.description.resumoO bibliotecário que atua em bibliotecas universitárias é o mediador da informação e do conhecimento junto aos seus usuários e também precisa se reinventar e adquirir competências e habilidades que atendam às necessidades informacionais da comunidade universitária, incluindo as voltadas para gestão. Precisa se perceber como gestor e desenvolver habilidades gerenciais, que permitam melhor proveito da biblioteca em todos os aspectos. Nesse sentido, é importante entender que é essencial que o bibliotecário possua habilidades e competências gerenciais e que é perceptível a necessidade de respaldo sobre o tema e discussões que apontem caminhos para melhor desenvolvimento do profissional e, consequentemente, da ciência e da sociedade. Por este motivo, a investigação buscou, de maneira geral, analisar o que se tem dito sobre competências e habilidades dos gestores de bibliotecas que atuam em Instituições de Ensino Superior, nas revistas científicas brasileiras de Ciência da Informação, com avaliação classificada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior como B1. Para tanto, buscou alcançar os objetivos específicos em realizar um levantamento das revistas de CI com classificação B1; identificar as publicações sobre o tema nas revistas, nos últimos cinco anos (2013-2017); e analisar os posicionamentos dos autores sobre o tema. A fim de buscar respostas para os questionamentos da investigação, a pesquisa utilizou da análise de conteúdo e dos estudos descritivo e bibliográfico para apresentar o que se tem dito sobre o tema e refletir sobre as perspectivas na formação bibliotecária. Conclui que há timidez nas publicações que tratam das habilidades e competências gestoras para os bibliotecários que atuam em bibliotecas universitárias, demandando reflexões, discussões e novas publicações em revistas científicas da área. Além disso, percebe que quando se trata de discutir as habilidades e competências do bibliotecário que atua nessas organizações, o que se tem dito não é diferente daquilo que se estipula para qualquer outro bibliotecário que atua em outros tipos de bibliotecas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LLS13062019.pdf374,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons