Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14752
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlbuquerque, Álvaro Martins de.-
dc.date.accessioned2019-06-17T20:09:59Z-
dc.date.available2019-06-17T20:09:59Z-
dc.date.issued2017-11-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14752-
dc.description.abstractSchool libraries are primary spaces for information and knowledge responsible for the proximity of their users to the informational and cultural world. The aim of this research was to draw up a proposal for the implantation of the school library based on the contributions to the educational process and the social and intellectual formation of the IPI College and Course student. For this, the construction of the theoretical foundation approached from the beginning of the libraries to the planning process. Methodologically, the methodology adopted is classified as Applied Research (by its nature), Quantitative Research and Qualitative Research (problem approach), Exploratory and Descriptive Research (by the proposed objectives) and Bibliographic Research, Survey and Field Research (by technical procedures adopted). In the collection of data, the questionnaire was applied to the subjects of this research: students and teachers of IPI College and Course. With the result of the collected data, it was concluded the importance of implanting a space in the institution for a better development of the teaching-learning of the students and also for the pedagogical updating of the teachers in the execution of their activities. However, it is stated that the school library is an indispensable instrument for the community for the opportunity to develop reading and enable discovery, providing students with the interest and curiosity to seek new knowledge, arising not only from the reading practice but also from the services that a school library offers to stimulate the learning and the convivial school.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rebeca Cardone (rebecaklywiann@gmail.com) on 2019-06-17T20:09:59Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ÁMA17062019.pdf: 1747405 bytes, checksum: abbb774d45672f8a68914385cc193a0b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-17T20:09:59Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ÁMA17062019.pdf: 1747405 bytes, checksum: abbb774d45672f8a68914385cc193a0b (MD5) Previous issue date: 2017-11-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectPlanejamento em bibliotecaspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento de coleçõespt_BR
dc.subjectLei 12.244/10pt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectImportância da leiturapt_BR
dc.titlePor quê e para quê uma biblioteca no IPI Colégio e Curso?pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Fernanda Mirelle de Almeida.-
dc.description.resumoAs bibliotecas escolares são espaços primários de informação e conhecimento responsáveis pela proximidade dos seus usuários com o mundo informacional e da cultura. Com isso, esta pesquisa objetivou traçar uma proposta de implantação da biblioteca escolar a partir das contribuições ao processo educativo e formação social e intelectual do aluno do IPI Colégio e Curso. Para isso, a construção da fundamentação teórica abordou desde o surgimento das bibliotecas até o processo de planejamento. Metodologicamente, A metodologia adotada classifica-se como Pesquisa Aplicada (pela sua natureza), Pesquisa Quantitativa e Pesquisa Qualitativa (abordagem do problema), Pesquisa Exploratória e Descritiva (pelos objetivos propostos) e Pesquisa Bibliográfica, Levantamento e Pesquisa de Campo (pelos procedimentos técnicos adotados). Na realização da coleta de dados, foi escolhido o questionário aplicado aos sujeitos desta pesquisa: alunos e professores do IPI Colégio e Curso. Com o resultado dos dados coletados, levou-se a conclusão da importância de implantação de um espaço na instituição para um melhor desenvolvimento do ensino-aprendizagem dos alunos e também para a atualização pedagógica dos professores na execução das suas atividades. Contudo, afirma-se que a biblioteca escolar é um instrumento indispensável para a comunidade pela oportunidade de desenvolver a leitura e possibilitar a descoberta, proporcionando aos discentes o interesse e a curiosidade em buscar novos conhecimentos, advindos não somente da prática leitora como dos serviços que uma biblioteca escolar oferece para dinamizar o aprendizado e o convívio escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ÁMA17062019.pdf1,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons