Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14760
Tipo: Dissertação
Título: A terapêutica integral de Jesus: análise exegética, hermenêutica, fenomenológica e antropológica dos milagres de Jesus nos textos neotestamentários e interfaces com a Terapia Comunitária Integrativa
Autor(es): Pestana, Linda Siokmey Tjhio Cesar
Primeiro Orientador: Possebon, Fabrício
Resumo: Os textos bíblicos têm riquezas a serem apreciadas por leitores de diferentes ciências e fés. Enquanto a teologia contribui com experiências e conhecimentos da perspectiva dos que têm fé, as Ciências das Religiões oferecem os fundamentos para uma erudição mais refinada e um arejamento de ideias para o teólogo construir suas reflexões de forma crítica sobre suas crenças. O objetivo dessa pesquisa é favorecer o diálogo entre exegese, hermenêutica filosófica, fenomenologia e antropologia, a partir da leitura de três narrativas de milagres de Jesus, à luz de alguns cientistas das religiões, para aplicações na Terapia Comunitária Integrativa (TCI). Esse trabalho segue a metodologia da pesquisa bibliográfica com fundamentação nos textos neotestamentários e obras de especialistas de diferentes áreas de conhecimento, de forma a apresentar uma leitura que perpassa a teoria do mito/rito, a experiência do sagrado, conceitos de alteridade e do paradigma da corporeidade a favor da prática atual de cuidado integral. No primeiro capítulo fazemos a exegese dos textos neotestamentários, onde se ressaltam os significados ligados ao contexto e a língua original da narrativa. Já no segundo capítulo, seguem leituras sob olhares de autores de diferentes áreas de conhecimento. Finalmente, o terceiro capítulo apresenta possíveis pontes entre a terapêutica integral de Jesus com a metodologia da TCI.
Abstract: Biblical texts have riches to be enjoyed by readers of different sciences and faiths. While theology contributes with experience and knowledge from the perspective of those who have faith, the Sciences of Religions provide the basis for a more refined scholarship and an airing of ideas for the theologian to critically build his reflections upon his beliefs. The objective of this research is to foster the dialogue between exegesis, philosophical hermeneutics, phenomenology and anthropology, by reading of three narratives of Jesus' miracles, in light of some scientists of the religions, for application in Integrative Community Therapy. This work follows the methodology of bibliographical research based on the New Testament texts and on works of specialists from different areas of knowledge, in order to present a reading that makes use of the theory of myth/rite, the experience of the sacred, concepts of alterity, and the paradigm of embodiment in favor of the present-day practice of integral care. In the first chapter we make the exegesis of the New Testament texts, where the meanings connected to the context and the original language of the narrative are highlighted. In the second chapter, we read the texts through the eyes of authors from different areas of knowledge. Finally, the third chapter presents potencial bridges between the integral therapy of Jesus and the TCI methodology.
Palavras-chave: Milagres
Mito
Rito
Sagrado
Terapia Comunitária Integrativa
Miracles
Myth
Rite
Sacred
Integrative Community Therapy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciência das Religiões
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14760
Data do documento: 17-Jul-2017
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total2,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons