Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14764
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVictor, Renatha do Nascimento.-
dc.date.accessioned2019-06-18T19:06:11Z-
dc.date.available2019-06-18T19:06:11Z-
dc.date.issued2015-03-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14764-
dc.description.abstractThis paper presents the professors profile of graduate school at Federal University of Paraiba (UFPB) campus I, also identifies their needs, uses and barriers found during the process of information search and use for professional practices. Among the existing centers on campus I (UFPB), this work chose use only the center where the course of Library Science is on (Center for Applied Social Sciences - CCSA). This center has three graduate programs. The study is a descriptive and quali-quantitative, to data gathering instrument we used the mixed questionnaire, with closed and opened questions, created in Google Docs and send by email. In the analysis/interpretation for quantitative data, we use basic statistical resources and for qualitative data, we used categorization technique. After the analysis/interpretation, it was possible to learn how the CCSA’s professors are. A lot of them are male, aged between 40 and 49 years old, Caucasians, married, and coming from the Northeast. In case of needs and uses information, the professors behavior is centered on the use of new technologies, where the majority use the internet to conduct their information searches on daily basis, looking for specialized publications, the tools utilized is search engines as Google and digital repositories. These searches have as central motivation, the updating knowledge to the aid of their activities of teaching and researching. Finally, in case of barriers/obstacles findings by them during the searching process of information, the barrier with most highlight was the legal barrier.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rebeca Cardone (rebecaklywiann@gmail.com) on 2019-06-18T19:06:11Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RNV18062019.pdf: 801757 bytes, checksum: 1c8f054111f51687bc007594fc0edd8f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-18T19:06:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RNV18062019.pdf: 801757 bytes, checksum: 1c8f054111f51687bc007594fc0edd8f (MD5) Previous issue date: 2015-03-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstudo de usuáriospt_BR
dc.subjectUniversidade Federal da Paraíba (UFPB)pt_BR
dc.subjectProgramas de Pós-graduação Acadêmicos Stricto Sensupt_BR
dc.subjectNecessidades de informaçãopt_BR
dc.subjectUso de informaçãopt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectCentro de Ciências Sociais Aplicadas - UFPBpt_BR
dc.subjectComportamento informacionalpt_BR
dc.subjectBarreiras informacionaispt_BR
dc.titleBusca e uso da informação pelos docentes dos programas de pós-graduação do CCSA/UFPBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Alves, Edvaldo Carvalho.-
dc.description.resumoDescreve o perfil sócio acadêmico dos docentes dos programas de pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal da Paraíba, campus I, como também identifica as necessidades, os usos e as barreiras informacionais encontradas, pelos docentes. Dentre os centros existentes no campus I da Universidade Federal da Paraíba, para esta pesquisa, optou-se por escolher apenas os programas de pós-graduação do centro que abarca o curso de Biblioteconomia, o Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). Este Centro possui um total de três programas de pós-graduação. Do tipo descritiva e de natureza quali-quantitativa, utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário com perguntas fechadas e abertas, criado no Google Docs e enviado por e-mail. Para a análise, dos dados quantitativos, utilizou-se a recursos estatísticos e, para os dados qualitativos, lançou-se da técnica da categorização. A partir da análise/interpretação dos dados foi possível apreender que os docentes dos programas de pós-graduação do CCSA são em sua maioria do sexo masculino, com idades entre 40 e 49 anos, cor da pele declarada branca, casados, oriundos da região Nordeste. No que se refere às necessidades e usos da informação, o comportamento informacional dos docentes, é centralizado no uso das novas tecnologias, onde a maioria utiliza a internet para realizar suas buscas por informação, numa frequência diária, procurando por publicações especializadas, nas ferramentas de busca, como o Google, e em repositórios digitais. Estas buscas têm como motivação central, a atualização de conhecimento para o auxílio das suas atividades de ensino e pesquisa. Conclui-se, no que se refere às barreiras/obstáculos encontrados por estes durante o processo de busca por informações, a barreira que obteve maior destaque foi a legal.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
Appears in Collections:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RNV18062019.pdf782,97 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons