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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14772
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMedeiros, Terezinha Cleide Ferreira de-
dc.date.accessioned2019-06-19T12:08:02Z-
dc.date.available2019-06-07-
dc.date.available2019-06-19T12:08:02Z-
dc.date.issued2018-11-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14772-
dc.description.abstractThe present research is a study about the experiences and expectations of young students of the EJA. Youth and Adult Education is a type of education aimed at young people and adults who throughout their lives no longer attend regular education, and is characterized as a viable path to return, or even beginning the basic process of schooling. This type of education has attracted an increasingly younger audience, and this process of juvenileization of the EJA occurs due to difficulties of access and permanence of young people in regular education. Therefore, the present work aims to understand and reflect the school experiences and expectations of young people in the classes of EJA, through the identification of socioeconomic profile, school trajectory and reported experiences. Bringing EJA to the center of educational discussions is of fundamental importance, considering that this modality seeks to reinsert an audience that stopped attending regular school at the right age, and beyond the discussions, it is necessary to understand the reasons why this modality is attracting so many young people who could be attending regular school. The research carried out is of a qualitative nature, and has as an instrument for data collection the interview through electronic means, aimed at collecting reports of young EJA student collaborators, cycles V and VI. The most recurrent reports of the research show results with experiences of young people with history of disapprovals and abandonment of regular education for entry into the labor market. The EJA is addressed in educational legislation as a modality of basic education aimed at professional education, however, in the speeches of young people the professionalization for entry into the labor market is not the only desire, many aim for entry into higher education after completion of teaching basic. Expectations show that the youth of the EJA think of education as the main tool for a promising future.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Roberval Silva (ber-val@hotmail.com) on 2019-06-19T12:08:02Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TCFM19062019.pdf: 617939 bytes, checksum: c21fab220b8c7d598acda8d5dedb5249 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectJovempt_BR
dc.subjectEnsino regularpt_BR
dc.titleExperiências e expectativas de jovens estudantes: Uma abordagem do processo de juvenilização na ejapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Xavier, Wilson José Félix-
dc.description.resumoA presente pesquisa trata-se de um estudo acerca das experiências e expectativas de jovens estudantes da EJA. A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino voltada para jovens e adultos que ao longo da vida deixaram de frequentar o ensino regular, e é caracterizada como um caminho viável para o retorno, ou até mesmo início do processo básico de escolarização. Essa modalidade de ensino vem atraindo um público cada vez mais jovem, e esse processo de juvenilização da EJA ocorre devido a dificuldades de acesso e permanência dos jovens no ensino regular. Diante disso, o trabalho tem como objetivo compreender e refletir as experiências escolares e expectativas de jovens nas turmas de EJA, através da identificação do perfil socioeconômico, trajetória escolar e experiências relatadas. Trazer a EJA para o centro de discussões educacionais é de fundamental importância, tendo em vista que essa modalidade busca reinserir um público que deixou de frequentar a escola regular na idade certa, e além das discussões, é preciso entender os motivos pelo os quais essa modalidade está atraindo tantos jovens que poderiam estar cursando o ensino regular. A pesquisa realizada é de caráter qualitativo, e tem como instrumento para coleta de dados a entrevista, destinada a recolher relatos de jovens colaboradores estudantes da EJA, dos ciclos V e VI. Os relatos mais recorrentes da pesquisa mostram resultados com experiências de jovens com histórico de reprovações e abandono do ensino regular para a entrada no mercado de trabalho. A EJA é abordada na legislação educacional como uma modalidade de ensino básico voltada a educação profissional, entretanto, nas falas dos jovens a profissionalização para entrada no mercado de trabalho não é o único desejo, muitos almejam a entrada no ensino superior após a conclusão do ensino básico. As expectativas demonstram que o jovem da EJA pensa na educação como a principal ferramenta para um futuro promissor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Fundametais e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
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