Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14779
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Thamyres Ferreira-
dc.date.accessioned2019-06-19T16:58:49Z-
dc.date.available2019-06-19-
dc.date.available2019-06-19T16:58:49Z-
dc.date.issued2017-03-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14779-
dc.description.abstractLearning can occur in a variety of environments and one of them is virtual, including social media sources, blogs and websites. It’s in this perspective, that we present the Networks Project of the Outlab of Intellectual Technologies - LTi, which has the proposal to deepen the studies of the scientific field of Information Science, while considering the importance of learning networks, according to the regime and mediation of information, with the help of the information literacy applied in the Portal of the LTi, while not understanding social action as a way of life. For this reason, we seek to explore what informational skills we can indicate in the Portal of the LTi. We aim to analyze the Portal, within the scope of the information literacy, identifying the elements of the information regime of the Lti; comparing the standards and frameworks of the information literacy of the devices and artifacts and also describing the information literacy of the LTi Portal. For this purpose, we used the methods of documentary research in a virtual environment, based on a qualitative, exploratory and descriptive nature. Data collection was made on the LTi website, organized into categories of information skills, according to the Standards and Information Competency Framework for Higher Education, proposed by the Association of College and Research Libraries. It was concluded that the frameworks can cover more informational skills, providing more benefits to students and users regarding the standards of competence. We recommend an epistemological deepening of the information regime and competency models based on the framework, since this structure is more complete and applicable. Also that the informational skills which are the following: to identify, to access, to search, to evaluate, to organize and to use are promoted by teachers, librarians and all information professionals to their students and users so that they develop increasingly advanced innovative informational services and products.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eliane Freitas (elianneaninha@gmail.com) on 2019-06-19T16:58:49Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 2546679 bytes, checksum: bbe8967c011344b00c14d2256cab5320 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-19T16:58:49Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 2546679 bytes, checksum: bbe8967c011344b00c14d2256cab5320 (MD5) Previous issue date: 2017-03-31en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectCompetência informacionalpt_BR
dc.subjectMediação da informaçãopt_BR
dc.subjectRegime de informaçãopt_BR
dc.subjectInteligência coletivapt_BR
dc.subjectLaboratório de tecnologias intelectuais – LTipt_BR
dc.subjectInformation literacypt_BR
dc.subjectMediation of informationpt_BR
dc.subjectInformation regimept_BR
dc.subjectCollective intelligencept_BR
dc.subjectOutlab of intellectual technologies - LTipt_BR
dc.titleO laboratório de tecnologias intelectuais - LTi na perspectiva da competência informacional: os múltiplos olhares da Ciência da Informaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Freire, Gustavo Henrique de Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5458344734085444pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8949589248237691pt_BR
dc.description.resumoA aprendizagem pode ocorrer em diversos ambientes e um deles é o virtual, inclusive as fontes de mídias sociais, blogues e sites. É nesta perspectiva, que apresentamos o Projeto de Redes do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, que tem a proposta de aprofundar nos estudos do campo científico da Ciência da Informação, considerando a importância das redes de aprendizagem, conforme o regime e a mediação da informação, com o auxílio da competência informacional aplicados no Portal do LTi, sem deixar de compreender a ação social como uma forma de vida. Por esse motivo, que buscamos explorar quais são as competências informacionais que podemos indicar ao Portal do LTi. Objetivamos analisar o Portal, no âmbito da competência da informação, identificando os elementos do regime de informação do LTi; comparando os padrões e os frameworks de competência informacional dos dispositivos e artefatos; descrever as competências informacionais do Portal LTi. Para isso, fizemos uso dos métodos da pesquisa documental em ambiente virtual, de natureza qualitativa, exploratória e descritiva. A coleta de dados foi realizada no site do LTi, organizados em categorias de habilidades informativas, de acordo com Padrões e Framework de Competência Informacional para o Ensino Superior, propostos pela Association of College and Research Libraries. Conclui-se que os frameworks conseguem abranger mais competências informacionais, proporcionando mais benefícios aos alunos e usuários em relação aos padrões de competência. Recomendamos que seja realizado um aprofundamento epistemológico sobre o regime de informação e modelos de competências com base no framework, visto que essa estrutura é mais completa e aplicável. Acredita-se que as competências informacionais que são: identificar, acessar, buscar, avaliar, organizar e usar sejam promovidas pelos professores, bibliotecários e todos os profissionais da informação aos seus alunos e usuários para que eles desenvolvam produtos e serviços de informação, cada vez mais avançados e inovadores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total2,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons