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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14830
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Esdras Carvalho da-
dc.date.accessioned2019-06-26T12:16:27Z-
dc.date.available2018-10-30-
dc.date.available2019-06-26T12:16:27Z-
dc.date.issued2018-08-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14830-
dc.description.abstractThe present work analyzed the influence of hydrogen on the quasistatic toughness of welded joint dissimilar, consisting of AISI 8630M and ASTM A-36 steel base metals, with AWS ERNiCrMo-3 filler metal (commercially known as INCONEL 625). This joint, which is one of the most used in the oil industry, has presented brittle fractures in the ZTA regions, as a consequence of the metallurgical transformations and residual stresses caused by the thermal welding. The fracture toughness parameter used was the crack tip aperture displacement, known as Crack Tip Open Displecement (CTOD). Because it was a welded joint, the specimens used were of type SE (B), submitted to three-point bending and tested in the air after previous hydrogenation. The hydrogenation of CTOD specimens was performed in NaCl solution under loads of -650 mVSCE, -850 mVSCE and -1100 mVSCE. The electrochemical permeation tests used in the quantification of the retained hydrogen were performed in both the ZTA and the MB at two load levels of -650 mVSCE and -1100 mVSCE. In terms of the CTOD parameter, the results did not indicate the influence of the hydrogen in the welded joint embrittlement, analyzed in the three levels of established hydrogenation preloads. In turn, in terms of hydrogen permeation, there was an increase in the number of trapping sites of HAZ compared to MB.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosa Sylvana Mousinho (syllmouser@biblioteca.ufpb.br) on 2019-06-26T12:16:27Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 15871109 bytes, checksum: 6959db74230863fa0cbdab38bf87fb0e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-26T12:16:27Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 15871109 bytes, checksum: 6959db74230863fa0cbdab38bf87fb0e (MD5) Previous issue date: 2018-08-30en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectTenacidade quase estáticapt_BR
dc.subjectPermeação por hidrogêniopt_BR
dc.subjectJunta soldada dissimilarpt_BR
dc.subjectHidrogenaçãopt_BR
dc.subjectHidrogênio - Fragilizaçãopt_BR
dc.subjectCTODpt_BR
dc.subjectQuasistatic toughnesspt_BR
dc.subjectHydrogen permeationpt_BR
dc.subjectWeld strength mismatchpt_BR
dc.subjectHydrogenationpt_BR
dc.subjectEmbrittlementpt_BR
dc.titleAnálise da influência da carga de hidrogenação na tenacidade à fratura quase estática de juntas soldadas dissimilarespt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Cavalcante, Danielle Guedes de Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2575577028682912pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7475160615064701pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho analisou a influência da carga de hidrogênio na tenacidade quase estática de uma junta soldada dissimilar, constituída dos metais de base aço AISI 8630M e ASTM A-36, tendo como metal de adição o arame AWS ERNiCrMo-3 (comercialmente conhecido como INCONEL 625). A referida junta, que é uma das mais utilizadas no setor petrolífero, vem apresentando fraturas frágeis nas regiões da ZTA, em conseqüência das transformações metalúrgicas e mecânicas causadas pelo aporte térmico de soldagem. O parâmetro de tenacidade à fratura utilizada foi o de deslocamento de abertura da ponta da trinca, conhecido como CTOD (Crack Tip Open Displecement). Por se tratar de uma junta soldada os corposde-prova utilizados foram do tipo SE(B), submetidos à flexão em três pontos e testados ao ar após previa hidrogenação. A hidrogenação dos corpos de prova de CTOD foi realizada em solução de NaCl sob cargas de – 650 mVSCE, - 850 mVSCE e – 1100mVSCE. Os testes eletroquímicos de permeação utilizados na quantificação do hidrogênio retido foram realizados tanto na ZTA quanto no MB em dois níveis de carga de -650 mVSCE e 1100mVSCE. Em termos do parâmetro CTOD, os resultados não indicaram influência do hidrogênio na fragilização da junta soldada, analisados nos três níveis de pré – cargas de hidrogenação pré – estabelecidos. Por sua vez, em termos de permeação por hidrogênio, houve um aumento no número de sítios intersticial aprisionadores da ZTA em comparação com o MB.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Tecnologia (CT) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica

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