Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14875
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Wallas Adelino da-
dc.date.accessioned2019-06-27T20:49:35Z-
dc.date.available2019-06-27-
dc.date.available2019-06-27T20:49:35Z-
dc.date.issued2019-05-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14875-
dc.description.abstractThe present work aims to investigate the importance of the use of Augusto dos Anjos' poems as a didactic resource for Chemistry classes with an interdisciplinary character. For that, a didactic sequence was elaborated that involved the use of poems of Augu sto dos Anjos as didactic resource for the teaching of the content of introduction to Organic Chemistry. In one of the stages of the elaborated sequence, the use of the scenic arts was evaluated as a potentiating element for student learning. For the execution of the proposed methodology, four classes were taught in a 3rd year high school class, composed of 32 students from a state school located in the city of Santa Rita - PB. Initially, a survey of the students' previous conceptions was carried out using a questionnaire as a data collection instrument. Subsequently, a dialogic lecture was given on the introduction of Organic Chemistry, discussing some historical aspects such as Theory of Vitalism, synthesis of urea and presenting some applications of organ ic compounds in students' daily life. The students were then presented with the poems of Augusto dos Anjos and were able to analyze expressions present in the scientific texts related to Organic Chemistry, besides knowing a little about the history of the poet from Paraíba. A monologue was presented in the classroom and, finally, the proposal was evaluated by the students through completion of the final questionnaire. It can be concluded that the majority of the students considered good / excellent the proposal of the use of the poems of Augusto dos Anjos as didactic resource for classes of Chemistry.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2019-06-27T20:49:35Z No. of bitstreams: 1 WAS2706219.pdf: 1748386 bytes, checksum: a280635143d34a8012a450cac10c4eeb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-27T20:49:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 WAS2706219.pdf: 1748386 bytes, checksum: a280635143d34a8012a450cac10c4eeb (MD5) Previous issue date: 2019-05-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Química - Interdisciplinaridadept_BR
dc.subjectQuímica Orgânica - Poesiapt_BR
dc.subjectAugusto dos Anjospt_BR
dc.titleCiência e a poesia de Augusto dos Anjos: uma proposta interdisciplinar para o ensino de introdução à química orgânicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima Júnior, Cláudio Gabriel-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo investigar a importância do uso de poemas de Augusto dos Anjos como recurso didático para aulas de Química com caráter interdisciplinar. Para tal, elaborou-se uma sequência didática que envolveu o uso de poemas de Augusto dos Anjos como recurso didático para o ensino do conteúdo de introdução a Química Orgânica. Em uma das etapas da sequência elaborada, foi avaliado o emprego das artes cênicas como elemento potencializador para o aprendizado dos estudantes. Para a execução da metodologia proposta, foram ministradas quatro aulas em uma turma do 3° ano do ensino médio, composta por 32 alunos de uma escola estadual localizada na cidade de Santa Rita – PB. Inicialmente foi realizado um levantamento das concepções prévias dos educandos usando um questionário como instrumento de coleta de dados. Posteriormente, uma aula expositiva dialogada foi ministrada sobre introdução a Química Orgânica, discutindo alguns aspectos históricos como a Teoria do Vitalismo, síntese da ureia e apresentando algumas aplicações de compostos orgânicos no cotidiano dos estudantes. Os alunos foram então apresentados a poemas de Augusto dos Anjos e puderam analisar expressões presentes nos textos de cunho científico relacionadas a Química Orgânica, além de conhecer um pouco sobre a história do poeta paraibano. Um monólogo foi apresentado em sala de aula e, por fim, a proposta foi avaliada pelos alunos via preenchimento de questionário final. Pode-se concluir que a maioria dos estudantes considerou boa/excelente a proposta do uso dos poemas de Augusto dos Anjos como recurso didático para aulas de Química.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentQuímicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WAS2706219.pdf1,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.