Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15014
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Alex Carneiro dos-
dc.date.accessioned2019-07-09T14:37:17Z-
dc.date.available2019-05-09-
dc.date.available2019-07-09T14:37:17Z-
dc.date.issued2019-04-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15014-
dc.description.abstractThe objective of this study was to analyze the advantages and disadvantages of publicly traded companies in the retail segment of Bolsa, Brazil, Balcão (B3) in adopting Business to Business (B2B) and Business to Consumer (B2C) business models. -commerce Brazilian. In this context, B2B and B2C differ in terms of logistics, sales volume, marketing, taxes, customer loyalty, target audiences and seasonality. With distinct characteristics, such business models are being explored, and generating great financial circulation in Brazilian lands. A case study, together with a literature review on articles, standards and laws, was conducted in limited database statistics, and their reports were prepared with the aim of obtaining data and design financial performance in an e-commerce environment. As a result, it was verified the growth in sales, transacting the result in all the companies analyzed, with the use of automation systems seeking greater performance in the satisfaction of B2B and B2C customers, with innovations and technological investments directed to the expansion of the type of business. The research contributed to determine the financial performance of companies adhering to the models, and these were repeated in the processes of purchase and sale, with no intention of use or resale with the retailers present in the Brazilian market, highlighting an alternative between human capital and programs liabilities, accounting, tax and administrative processes for investors or investors.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2019-07-09T14:37:17Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ACS09072019.pdf: 830892 bytes, checksum: 42e2ea5582c00502b23dd5dd963b9fb2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-09T14:37:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ACS09072019.pdf: 830892 bytes, checksum: 42e2ea5582c00502b23dd5dd963b9fb2 (MD5) Previous issue date: 2019-04-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAnálise financeira B2B e B2Cpt_BR
dc.subjectModelos B2B e B2Cpt_BR
dc.subjectVarejo online B2B e B2Cpt_BR
dc.subjectEmpresas de capital abertopt_BR
dc.subjectE-commerce no Brasilpt_BR
dc.subjectComércio eletrônico no Brasilpt_BR
dc.titleAnálise financeira de modelos de negócios Business to Business (B2B) e Business to Consumer (B2C) no comércio eletrônico do Brasilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Orleans Silva-
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo, analisar as vantagens e desvantagens de empresas de capital aberto do segmento de varejo da Bolsa, Brasil, Balcão (B3) em adotar os modelos de negócios Business to Business (B2B) e Business to Consumer (B2C) no e-commerce brasileiro. Nesse contexto, o B2B e o B2C se diferem em aspectos que envolvem logística, volume de vendas, marketing, tributos, fidelização de clientes, público alvo e sazonalidade. Com características distintas, tais modelos de negócio estão sendo explorados, e gerando grande circulação financeira em terras brasileiras. Foi realizado um estudo de caso, juntamente com uma pesquisa bibliográfica em artigos, normas e leis, consultando as demonstrações contábeis publicadas pelas sociedades anônimas delimitadas, e seus relatórios financeiros explicativos, com o intuito de coletar dados e realizar uma análise para avaliar o desempenho financeiro em ambiente de e-commerce. Como resultado, foi constatado o crescimento em vendas transacionadas pelo comércio eletrônico em todas as empresas analisadas, com o uso de sistemas automatizados buscando maior desempenho na satisfação dos clientes B2B e B2C, com inovações e investimentos tecnológicos direcionados a expansão do tipo de negócio. A pesquisa contribuiu para apurar o desempenho financeiro das empresas aderentes aos modelos, e detalhar como ocorre cada processo de compra e venda, no intuito de uso ou revenda com as varejistas presentes no comércio eletrônico brasileiro, destacando a colaboração entre capital humano e programas tecnológicos de gestão, causando maior fluidez nos processos, aliados a estratégias contábeis, tributárias e administrativas para atrair consumidores ou investidores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACS09072019.pdf811,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons