Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15044
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFranco, Carla Brito-
dc.date.accessioned2019-07-11T11:43:34Z-
dc.date.available2019-07-11-
dc.date.available2019-07-11T11:43:34Z-
dc.date.issued2017-06-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15044-
dc.description.abstractOne of the challenges of the teaching of Chemistry and Elementary Education to the daily life of the students. Chemistry plays an important role in discussing issues or problems for a CTS (Science-Technology-Society). The use of differentiated packaging can play an important role in students' learning as they stimulate their curiosity and learning. One way to integrate this approach, without teaching chemistry, is a discussion of a topic that involves socioeconomic and environmental aspects such as water. Moreover, it is known that Brazil holds much of the world's water and that in the future can be treated like gold in many countries due to a crisis that is beginning to pass. Thus, the main objective of this work was to elaborate and apply a didactic sequence involving the subject water in high school classes in a contextualized way, approaching chemical concepts through experimental and computational tests, aiming at making teaching more attractive and facilitating a Young people more aware and able to perceive a presence of science in their daily life. The application of the sequence, with an average of 20 students, at the Olivina Olivia Carneiro da Cunha's Public School. The results of this study are demonstrated from the lesson that are in a traditional way and that take the students in a communication room of different formative spaces in the school, there is a greater interaction between teacher and student, as well as the learning becomes more attractive.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2019-07-11T11:43:34Z No. of bitstreams: 1 CBF11072019.pdf: 1512509 bytes, checksum: 88d4bbaac718c27344a82d39ea85e5b9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-11T11:43:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CBF11072019.pdf: 1512509 bytes, checksum: 88d4bbaac718c27344a82d39ea85e5b9 (MD5) Previous issue date: 2017-06-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectÁguapt_BR
dc.subjectCiência-Tecnologia-Sociedade - CTSpt_BR
dc.titleO caminho da água até a nossa casa: uma sequência didática para o ensino de Químicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Weber, Karen Cacilda-
dc.description.resumoUm dos desafios do ensino de Química é unir o conhecimento escolar ao cotidiano dos alunos. A química tem um papel importante na discussão de temas ou problemas sociais quando usa a abordagem CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade). A utilização de aulas diferenciadas pode desempenhar um papel importante na aprendizagem dos alunos visto que estimulam sua curiosidade e aprendizagem. Uma maneira de integrar essa abordagem no ensino de química é a discussão de um tema que envolva aspectos socioeconômicos e ambientais como é o caso da água. Além do mais, sabe-se que o Brasil detém boa parte da água do mundo e que no futuro pode ser tratado como ouro em muitos países devido à crise que já estamos começando a passar. Assim, o presente trabalho teve como objetivo principal elaborar e aplicar uma sequência didática envolvendo o tema água em turmas do ensino médio de forma contextualizada, abordando conceitos químicos por meio de aulas experimentais e computacionais, visando tornar o ensino mais atrativo e facilitar a formação de jovens mais conscientes e capazes de perceber a presença da ciência em seu cotidiano. A aplicação da sequência foi realizada em turmas do 3° ano, com média de 20 alunos, na Escola Estadual Olivina Olivia Carneiro da Cunha. Os resultados deste estudo demonstraram que a partir de aulas que saem da forma tradicional e que levem os alunos a utilizar os diferentes espaços formativos na escola, há uma maior interação entre professor e aluno, como também o aprendizado se torna mais atrativo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentQuímicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CBF11072019.pdf1,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.