Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15082
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVasconcelos , Alberdan Rafael Carneiro de-
dc.date.accessioned2019-07-17T21:45:07Z-
dc.date.available2019-07-17-
dc.date.available2019-07-17T21:45:07Z-
dc.date.issued2019-06-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15082-
dc.description.abstractThis research study was aimed at the effectiveness of the Role Playing Game (RPG) as a playful and complementary methodology for the teaching and practice of mathematical concepts, focusing on interpersonal interactions and in the contextualization of the contents presented in the classroom. To establish the results we elaborated a questionnaire, which was tested, adapted and applied to students of 8th grade of a public school in the countryside of the city of Sobrado in the state of Paraíba. The analysis of the results indicates that students fail to make full use of the knowledge they acquire in the classroom to solve problems of their daily life and present difficulty in arguing and developing strategies that use concepts Mathematicians when faced with a situation that does not seem interesting to them. To remedy this difficulty we use the RPG as a tool to stimulate them to interact with each other, reason in order to develop strategies and express their ideas through argumentation and apply the knowledge that was previously acquired in the classroom, in a practical and dynamic way.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2019-07-17T21:45:07Z No. of bitstreams: 1 ARCV17072019.pdf: 1647949 bytes, checksum: 973e055bb9bdc7055cdb31a711b38040 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-17T21:45:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ARCV17072019.pdf: 1647949 bytes, checksum: 973e055bb9bdc7055cdb31a711b38040 (MD5) Previous issue date: 2019-06-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectRole playing gamept_BR
dc.subjectMatemática - Metodologia lúdicapt_BR
dc.subjectJogos - Interações interpessoaispt_BR
dc.titleRole playing game: metodologia complementar para o ensino e a prática de conceitos matemáticospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva , Roosevelt Imperiano da-
dc.description.resumoO presente trabalho de pesquisa teve como objeto de estudo a eficácia do Role Playing Game (RPG) como metodologia lúdica e complementar para o ensino e prática de conceitos matemáticos, com foco nas interações interpessoais e na contextualização dos conteúdos apresentados na sala de aula. Para estabelecer os resultados elaboramos um questionário, que foi testado, adaptado e aplicado aos alunos de 8º ano de uma escola pública no interior da cidade de Sobrado no estado da Paraíba. A análise dos resultados indica que os alunos não conseguem fazer uso pleno dos conhecimentos que adquirem em sala de aula para a resolução de problemas de seu cotidiano e apresentam dificuldade na hora de argumentar e elaborar estratégias que usam conceitos matemáticos quando se deparam com uma situação que não lhes parece interessante. Para sanar essa dificuldade utilizamos o RPG como ferramenta para estimulá-los a interagir uns com os outros, raciocinar, a fim de elaborar estratégias e expressar suas ideias por meio da argumentação e aplicar o conhecimento que antes fora adquirido em sala de aula, de forma prática e dinâmica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARCV17072019.pdf1,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.