Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15091
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTolentino, Átila Bezerra-
dc.date.accessioned2019-07-18T18:23:42Z-
dc.date.available2019-07-18-
dc.date.available2019-07-18T18:23:42Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15091-
dc.description.abstract- - -pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alessandra Silva (alessandra.olif@gmail.com) on 2019-07-18T18:23:42Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Educacao_Patrimonial_Decolonial_perspect - Atila Tolentino.pdf: 747274 bytes, checksum: e8fd2201fd8ca9c9b20f199937064a56 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-18T18:23:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Educacao_Patrimonial_Decolonial_perspect - Atila Tolentino.pdf: 747274 bytes, checksum: e8fd2201fd8ca9c9b20f199937064a56 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofSillogéspt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDecolonialidadept_BR
dc.subjectEpistemologias do Sulpt_BR
dc.subjectEducação Patrimonialpt_BR
dc.titleEducação Patrimonial Decolonial: perspectivas e entraves nas práticas de patrimonialização federalpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.citation.volume1pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage41pt_BR
dc.citation.epage60pt_BR
dc.description.resumoAo considerar que a trajetória e as práticas preservacionistas federais são fortemente marcadas por um modelo colonialista e eurocêntrico, este artigo busca debater sobre as possibilidades e desafios da adoção de uma Educação Patrimonial pautada pela perspectiva da decolonialidade. Para tanto, são trazidas discussões de autores pertencentes à linha de pensamento da corrente decolonial, como Boaventura Sousa Santos, Maldonado-Torres, Catherine Walsh, entre outros, que defendem uma epistemologia do Sul e conclamam uma ecologia dos saberes, como forma de combater as matrizes fundantes do saber-poder ocidental. Conclui-se que a Educação Patrimonial decolonial é necessária para romper com os processos de patrimonialização que reproduzam os processos de dominação do saber-poder sobre as memórias historicamente subalternizadas de grupos sociais não hegemônicos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Aparece nas coleções:Patrimônio Cultural, Diversidade e Territórios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educacao_Patrimonial_Decolonial_perspect - Atila Tolentino.pdf729,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons