Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15091
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Tolentino, Átila Bezerra | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-18T18:23:42Z | - |
dc.date.available | 2019-07-18 | - |
dc.date.available | 2019-07-18T18:23:42Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15091 | - |
dc.description.abstract | - - - | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Alessandra Silva (alessandra.olif@gmail.com) on 2019-07-18T18:23:42Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Educacao_Patrimonial_Decolonial_perspect - Atila Tolentino.pdf: 747274 bytes, checksum: e8fd2201fd8ca9c9b20f199937064a56 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-07-18T18:23:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Educacao_Patrimonial_Decolonial_perspect - Atila Tolentino.pdf: 747274 bytes, checksum: e8fd2201fd8ca9c9b20f199937064a56 (MD5) Previous issue date: 2018 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Sillogés | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Decolonialidade | pt_BR |
dc.subject | Epistemologias do Sul | pt_BR |
dc.subject | Educação Patrimonial | pt_BR |
dc.title | Educação Patrimonial Decolonial: perspectivas e entraves nas práticas de patrimonialização federal | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.citation.volume | 1 | pt_BR |
dc.citation.issue | 1 | pt_BR |
dc.citation.spage | 41 | pt_BR |
dc.citation.epage | 60 | pt_BR |
dc.description.resumo | Ao considerar que a trajetória e as práticas preservacionistas federais são fortemente marcadas por um modelo colonialista e eurocêntrico, este artigo busca debater sobre as possibilidades e desafios da adoção de uma Educação Patrimonial pautada pela perspectiva da decolonialidade. Para tanto, são trazidas discussões de autores pertencentes à linha de pensamento da corrente decolonial, como Boaventura Sousa Santos, Maldonado-Torres, Catherine Walsh, entre outros, que defendem uma epistemologia do Sul e conclamam uma ecologia dos saberes, como forma de combater as matrizes fundantes do saber-poder ocidental. Conclui-se que a Educação Patrimonial decolonial é necessária para romper com os processos de patrimonialização que reproduzam os processos de dominação do saber-poder sobre as memórias historicamente subalternizadas de grupos sociais não hegemônicos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Patrimônio Cultural, Diversidade e Territórios |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Educacao_Patrimonial_Decolonial_perspect - Atila Tolentino.pdf | 729,76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons