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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15185
Tipo: Dissertação
Título: Gestão administrativa na Educação Superior: proposta de Secretaria Integrada de Atendimento à Graduação (SIAG), no CCHLA-UFPB
Autor(es): Silva, Givanildo da
Primeiro Orientador: Guerra, Maria das Graças Gonçalves Vieira
Resumo: Na UFPB, diante de uma crise orçamentária e de reposição de pessoal no CCHLA, busca-se a padronização dos procedimentos administrativos no atendimento aos discentes, com mais eficiência e eficácia, através da disseminação do SIGAA, um dos módulos do sistema SIG adquirido da UFRN e amparado pela Lei n. 13.726/2018, Decreto n. 9.094/2017 e PDI/UFPB (2014-2018) vigentes. A presente pesquisa teve por objetivo, analisar o modelo de gestão da SIAG do CCTA, como parâmetro para elaboração de um modelo de SIAG para o CCHLA. O estudo foi desenvolvido através de pesquisa exploratória, qualitativa, tendo como técnicas de coleta de dados a observação direta, a pesquisa documental, a aplicação de entrevista junto aos servidores (gestor, coordenadores e técnico-administrativos), e questionário fechado para os alunos dos cursos de graduação assistidos pela SIAG/CCTA. Os dados foram tratados através da triangulação de dados e confrontados com a visão teórica dos autores que abordam o tema de Gestão Pública Gerencial. A pesquisa mostrou que a SIAG/CCTA tem sido eficiente e eficaz para atender ao propósito de sua implementação, com forte aceitação da comunidade interna, ou seja, servidores e discentes, porém com algumas ponderações apontadas e constatadas nas observações diretas desse estudo. Diante dos resultados encontrados, foi delineada uma proposta de SIAG para o CCHLA, adaptando-se à realidade própria, fortalecendo os aspectos positivos para corrigir as imperfeições constatadas.
Abstract: Budgetary crisis and constant personnel renewal have posed challenges to efficiently and effectively service students at the Humanities Center (CCHLA) of Federal University of Paraíba (UFPB). One of the alternatives has been the standardization of administrative procedures through an online system for academic activity management (SIGAA), which is a module of a wider platform (SIG) acquired from the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). The use of this system abides by Brazilian legislation (Law no. 13.726 / 2018, Decree n. 9,094 / 2017) as well as by the current development plan of the university (PDI / UFPB 2014-2018). The objective of this research was to analyze the management model of an integrated secretariat (SIAG) of another academic unity of UFPB (CCTA – Communication, Tourism and Arts Center) and use it as a parameter to develop a similar model for CCHLA. The study was carried out through an exploratory, qualitative research, having as data collection techniques: i) direct observation, ii) documentary research, iii) interview with staff (managers, coordinators and clerks), and iv) closed questionnaire with undergraduate students serviced by SIAG / CCTA. Data were treated through triangulation and confronted with the theoretical views of authors who approaches public management. Results revealed that SIAG/CCTA has been efficient and effective and meets its purposes. It is well accepted by its target audience, i.e., civil servants and students, despite some considerations made by users which were collected from direct observation. In view of the results, a proposal of a SIAG for CCHLA was drawn up, adapting it to its own reality and strengthening positive aspects to correct failures.
Palavras-chave: Gestão pública
Secretaria integrada (SIAG)
SIGAA
UFPB
CCHLA
Public management
Integrated Secretary (SIAG)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15185
Data do documento: 12-Dez-2018
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

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