Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15207Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Santos, Priscila Morgana Galdino dos | - |
| dc.date.accessioned | 2019-08-06T19:16:03Z | - |
| dc.date.available | 2019-08-06 | - |
| dc.date.available | 2019-08-06T19:16:03Z | - |
| dc.date.issued | 2018-09-24 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15207 | - |
| dc.description.abstract | This paper analyzes the teaching profession in the EJA. The objective of the general study in the education of educational and educational context in the education of Youth and adult-EJA. The authors used to refer to this work, which deal with themes within Public Policies, regarding Education were: Carneiro (2015), Toschi; Oliveira (2012), Fourez (2008), Frigotto (2017), Apple (2003), Santos (2016) Brzezinski (2014). On the Public Educational Policies, through the EJA Mode we have a reference from Haddad; Ximenes (2014), Federal Constitution (1988); LDB 9394/96, Opinion CNE / CEB 11/2000. The teaching was analyzed through authors such as Pimenta (1999), Farias (et al., 2009), Monteiro (2015), Machado (2016), Gatti; Barreto; André (2011), Gatti (2008). Demo (1985), Silva and Pinto (2005), Ramos (2009), Gil (2008), Boaventura (2003), Gatti (2007), Minayo; Deslandes; Gomes (2009), Lakatus (2011). The data were analyzed through the analysis of 5 teachers in the EJA in a municipal school in João Pessoa, being configured as a case study. A content analysis will be performed through data evaluation. The pretension on the results obtained for the educational area a criticism on the education in the EJA, in a way that allows a critical look on the daily education. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Eliane Freitas (elianneaninha@gmail.com) on 2019-08-06T19:16:03Z No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 1997143 bytes, checksum: 2e25468b40c2afe9aaded1603c6a38a2 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-08-06T19:16:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 1997143 bytes, checksum: 2e25468b40c2afe9aaded1603c6a38a2 (MD5) Previous issue date: 2018-09-24 | en |
| dc.description.sponsorship | Nenhuma | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Profissão docente | pt_BR |
| dc.subject | Políticas educacionais | pt_BR |
| dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
| dc.subject | Teaching profession | pt_BR |
| dc.subject | Educational policies | pt_BR |
| dc.subject | Youth and adult education | pt_BR |
| dc.title | Análise das práticas pedagógicas dos professores da EJA, à luz das políticas educacionais em um contexto sociocultural | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Rodrigues, Janine Marta Coelho | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8491430816252531 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8013574449247574 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este trabalho analisa a profissão Docente na EJA. Tem como o objetivo geral analisar as práticas pedagógicas dos professores da modalidade da Educação de Jovens e adultos-EJA, à luz das políticas educacionais e dos contextos socioculturais. Os autores utilizados para referenciar este trabalho, que trata sobre temas dentro das Políticas Públicas, no tocante à Educação foram: Carneiro (2015), Toschi;Oliveira (2012), Fourez (2008), Frigotto (2017), Apple (2003), Santos (2016) Brzezinski (2014). Quanto à materialização das Políticas Públicas Educacionais, através da Modalidade EJA temos a referência de Haddad; Ximenes (2014), Constituição Federal (1988); LDB 9394/96, Parecer CNE/CEB 11/2000. A Docência foi analisada através de autores como Pimenta (1999), Farias (et al.,2009), Monteiro (2015), Machado (2016), Gatti; Barreto; André (2011), Gatti (2008). Quanto a Pesquisa, com enfoque qualitativo recorremos aos seguintes autores Demo (1985), Silva e Pinto (2005), Ramos (2009), Gil (2008), Boaventura (2003), Gatti (2007), Minayo; Deslandes; Gomes (2009), Lakatus (2011). Os dados foram obtidos através de análise de entrevistas com 5 professores que lecionam na EJA em uma Escola Municipal de João Pessoa, configurando-se como um Estudo de Caso. A análise de conteúdo será a forma pela qual os dados serão avaliados. A pretensão sobre os resultados é trazer para área educacional uma reflexão sobre a Docência na Modalidade EJA, de forma que possibilite um olhar crítico sobre o cotidiano educativo. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Arquivototal.pdf | Arquivo total | 1,95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
