Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15207
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Priscila Morgana Galdino dos-
dc.date.accessioned2019-08-06T19:16:03Z-
dc.date.available2019-08-06-
dc.date.available2019-08-06T19:16:03Z-
dc.date.issued2018-09-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15207-
dc.description.abstractThis paper analyzes the teaching profession in the EJA. The objective of the general study in the education of educational and educational context in the education of Youth and adult-EJA. The authors used to refer to this work, which deal with themes within Public Policies, regarding Education were: Carneiro (2015), Toschi; Oliveira (2012), Fourez (2008), Frigotto (2017), Apple (2003), Santos (2016) Brzezinski (2014). On the Public Educational Policies, through the EJA Mode we have a reference from Haddad; Ximenes (2014), Federal Constitution (1988); LDB 9394/96, Opinion CNE / CEB 11/2000. The teaching was analyzed through authors such as Pimenta (1999), Farias (et al., 2009), Monteiro (2015), Machado (2016), Gatti; Barreto; André (2011), Gatti (2008). Demo (1985), Silva and Pinto (2005), Ramos (2009), Gil (2008), Boaventura (2003), Gatti (2007), Minayo; Deslandes; Gomes (2009), Lakatus (2011). The data were analyzed through the analysis of 5 teachers in the EJA in a municipal school in João Pessoa, being configured as a case study. A content analysis will be performed through data evaluation. The pretension on the results obtained for the educational area a criticism on the education in the EJA, in a way that allows a critical look on the daily education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eliane Freitas (elianneaninha@gmail.com) on 2019-08-06T19:16:03Z No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 1997143 bytes, checksum: 2e25468b40c2afe9aaded1603c6a38a2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-06T19:16:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 1997143 bytes, checksum: 2e25468b40c2afe9aaded1603c6a38a2 (MD5) Previous issue date: 2018-09-24en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectProfissão docentept_BR
dc.subjectPolíticas educacionaispt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectTeaching professionpt_BR
dc.subjectEducational policiespt_BR
dc.subjectYouth and adult educationpt_BR
dc.titleAnálise das práticas pedagógicas dos professores da EJA, à luz das políticas educacionais em um contexto socioculturalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Janine Marta Coelho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8491430816252531pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8013574449247574pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho analisa a profissão Docente na EJA. Tem como o objetivo geral analisar as práticas pedagógicas dos professores da modalidade da Educação de Jovens e adultos-EJA, à luz das políticas educacionais e dos contextos socioculturais. Os autores utilizados para referenciar este trabalho, que trata sobre temas dentro das Políticas Públicas, no tocante à Educação foram: Carneiro (2015), Toschi;Oliveira (2012), Fourez (2008), Frigotto (2017), Apple (2003), Santos (2016) Brzezinski (2014). Quanto à materialização das Políticas Públicas Educacionais, através da Modalidade EJA temos a referência de Haddad; Ximenes (2014), Constituição Federal (1988); LDB 9394/96, Parecer CNE/CEB 11/2000. A Docência foi analisada através de autores como Pimenta (1999), Farias (et al.,2009), Monteiro (2015), Machado (2016), Gatti; Barreto; André (2011), Gatti (2008). Quanto a Pesquisa, com enfoque qualitativo recorremos aos seguintes autores Demo (1985), Silva e Pinto (2005), Ramos (2009), Gil (2008), Boaventura (2003), Gatti (2007), Minayo; Deslandes; Gomes (2009), Lakatus (2011). Os dados foram obtidos através de análise de entrevistas com 5 professores que lecionam na EJA em uma Escola Municipal de João Pessoa, configurando-se como um Estudo de Caso. A análise de conteúdo será a forma pela qual os dados serão avaliados. A pretensão sobre os resultados é trazer para área educacional uma reflexão sobre a Docência na Modalidade EJA, de forma que possibilite um olhar crítico sobre o cotidiano educativo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total1,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons