Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15212
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRezende, Nathalia Michelle Grisi-
dc.date.accessioned2019-08-07T13:06:49Z-
dc.date.available2017-12-14-
dc.date.available2019-08-07T13:06:49Z-
dc.date.issued2017-08-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15212-
dc.description.abstractThis research aimed to analyze the communication phenomenon formed around the strategies of HBO in the release of the TV series Game Of Thrones and the behavior of the fan of this TV series on the social network YouTube. Critical, audience and public success, but being a television product clearly demarcated by broadcasting, Game Of Thrones is used in this dissertation as a clipping to think contemporary television permeated by new logics of production, distribution and spectatoriality. For that purpose, literature reviews on the processes of media convergence, transmission, narrative complexity, puncturability strategies, propagability, and the emergence of a Social TV in a scenario described as a series culture were carried out. The corpus of analysis was composed by the videos broadcast between the fifth and sixth season of the series and during the exhibition of the sixth, by the official channel of HBO in Brazil and the unofficial channels Mikann and Carol Moreira. The analysis was carried out around three axes: the analysis of the videos conveyed by HBO on the series; The analysis of the videos produced unofficially by the channels Mikann and Carol Moreira; And analysis of the relations created from the official channel and the unofficial channels. The analytical approach and categorization of videos and practices took into account the content of the videos. The results indicated that the strategies employed by HBO broaden the fan experience of the series and serve as a feedback engine for new content to be created for the universe, which in turn serve the purpose of advertising.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Jose Rodrigues Paiva (mariaj.paiva@biblioteca.ufpb.br) on 2019-08-07T13:06:49Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 3456773 bytes, checksum: fee993b2264b646b963380a10df10dc3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-07T13:06:49Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 3456773 bytes, checksum: fee993b2264b646b963380a10df10dc3 (MD5) Previous issue date: 2017-08-31en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectTv contemporâneapt_BR
dc.subjectSeriadopt_BR
dc.subjectParatextospt_BR
dc.subjectHBO e Game Of Thronespt_BR
dc.subjectContemporary TVpt_BR
dc.subjectTV seriespt_BR
dc.subjectParatextspt_BR
dc.subjectHBO and Game Of Thronespt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.titleHBO, Game of thrones, Mikannn e Carol Moreira: um estudo sobre as relações entre o mercado e a produção de fãs na tv contemporâneapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Marcel Vieira Barreto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0442686312707756pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6339227801166396pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo analisar o fenômeno comunicacional formado em torno das estratégias da HBO na divulgação da série Game Of Thrones e o comportamento do fã da série na rede social YouTube. Sucesso de crítica, audiência e público, porém sendo produto televisivo claramente demarcado pela transmissão broadcasting, Game Of Thrones é usada nesta dissertação como um recorte para pensar a televisão contemporânea permeada por novas lógicas de produção, distribuição e espectatorialidade. Para tal, foram realizadas revisões de literatura acerca dos processos de convergência midiática, transmidiação, complexidade narrativa, estratégias de perfurabilidade, propagabilidade e a emergência de uma TV Social em um cenário descrito como uma cultura das séries. O corpus de análise é composto pelos vídeos veiculados entre a quinta e a sexta temporada da série e durante a exibição da sexta, pelo canal oficial da HBO no Brasil e os canais não oficiais Mikann e Carol Moreira. A análise é realizada em torno de três eixos: a análise dos vídeos veiculados pela HBO sobre o seriado; a análise dos vídeos produzidos não oficialmente pelos canais Mikann, Carol Moreira; e análise das relações criadas a partir do canal oficial e os não oficiais. A abordagem analítica e a categorização dos vídeos e práticas levam em consideração o conteúdo dos vídeos. Os resultados obtidos indicam que as estratégias empregadas pela HBO ampliam a experiência do fã da série e funcionam como motor de retroalimentação para que novos conteúdos sejam criados para o universo que por sua vez também servem ao propósito da publicidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentComunicaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total3,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons