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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15214
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAbreu, Renato Ricardo de-
dc.date.accessioned2019-08-07T14:39:28Z-
dc.date.available2019-01-23-
dc.date.available2019-08-07T14:39:28Z-
dc.date.issued2019-01-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15214-
dc.description.abstractThe unmanned aerial vehicles (UAVs), also know as drones, are very important to execute flights with no necessary pilot in the vehicle, thus it is programmed to run flight missions. However, they require reliability to execute missions, then with diagnostic it is possible to predict vehicle failure during or before the flight. The objective of this work is to present a testing tool, which analyzes and evaluates drones during the flight in indoor environments. For this purpose, the frameworks Ptolemy II was extended for communication with real drones using the High Level Architecture (HLA). The presented testing environment is extendable for other testing routines, and is ready for integration with other simulation and analysis tools. For testing, a total of 40 flights were performed. From that, 20 were used to train a Decision Tree algorithm, and the other 20 to test the algorithm, where some of them had ananomaly added to one ofthe propellers. The accuraterate of fault detection was 70%.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosa Sylvana Mousinho (syllmouser@biblioteca.ufpb.br) on 2019-08-07T14:39:28Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 2617658 bytes, checksum: dd877563c18da4c47989588ee54cb776 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-07T14:39:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 2617658 bytes, checksum: dd877563c18da4c47989588ee54cb776 (MD5) Previous issue date: 2019-01-16en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectVeículo aéreo não tripuladopt_BR
dc.subjectTestept_BR
dc.subjectSimulação Hardware-in-the-looppt_BR
dc.subjectHigh Level Architecturept_BR
dc.subjectUnmanned Aerial Vehiclept_BR
dc.subjectTestingpt_BR
dc.subjectHardware-in-the-loop Simulationpt_BR
dc.subjectHigh Level Architecturept_BR
dc.subjectTeste de validade - Dronespt_BR
dc.subjectDrones - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectTeste e diagnósticopt_BR
dc.subjectCossimulaçãopt_BR
dc.titleUm ambiente para teste e diagnóstico de drones usando cossimulaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Brito , Alisson Vasconcelos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6321676636193625pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4267264231314263pt_BR
dc.description.resumoVeículos aéreos não tripulados (VANT), também conhecidos como drones, são muito importantes para realizar voos sem a necessidade de um piloto no veículo, por isso são programados para executar missões de voos. Entretanto, eles necessitam ser confiáveis para executá-las. Então, com a realização de diagnósticos do estado do VANT, é possível prever falhas durante ou antes da execução do voo.O objetivo deste trabalho é apresentar um ambiente de teste, para analisar e avaliar drones durante o voo em ambiente fechado. Para este propósito, o framework Ptolemy II foi estendido para comunicação com drones reais usando o High Level Architecture(HLA).O ambiente de teste apresentado é extensível para outras rotinas, e pronto pra integração com outras ferramentas de simulação e análise. Para testar o ambiente foram realizados dois experimentos de detecção de falhas, com um total de 20 voos realizados para cada um deles. Destes 20 voos, 80% foram utilizados para treinar um algoritmo de árvore de decisão, e os outros 20% voos para testar o algoritmo em que uma das hélices possuía anomalia. A taxa de acerto ou detecção de falha foi de 70% para o primeiro experimento e de 90% para o segundo experimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInformáticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Informáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Informática

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