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dc.creatorBurgos, Leonardo Alves Siqueira-
dc.date.accessioned2019-08-19T18:50:33Z-
dc.date.available2019-08-19-
dc.date.available2019-08-19T18:50:33Z-
dc.date.issued2018-12-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15305-
dc.description.abstractThis research analyzes the functionality and usability of the Flipboard news application specifically for the visually impaired public, in two aspects of initial appeal: the employability of the design and the search for consumer confidence from the reinforcement of importance of the credibility between the news selected for it by the application. In order to reach the objective, an analysis was made of the application's functions, including accessibility, punctuated from theoretical concepts and practical concepts, among them the application of observation of the use of the same by people with visual deficiencies. It has been discovered that in addition to the incessant search for the exact selection of news for each consumer in a personalized way from computer algorithms, there is a latent concern with the elimination of news that may be untrue and with the design employed in all stages of the process of news reading. One of the questions developed here is: does the functionality of this design also apply to the visually impaired public? It has been possible to identify that Flipboard is a business model focused on the premium consumer and that somehow reconfigures the mode of production and dissemination of news, based until then on the industrial model, but does not present itself as a completely accessible product for people with visual impairments.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eliane Freitas (elianneaninha@gmail.com) on 2019-08-19T18:50:33Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 4379779 bytes, checksum: d9c60e04d69628e91bb2a0c64562592e (MD5)en
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dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectWebjornalismopt_BR
dc.subjectJornalismopt_BR
dc.subjectComunicação acessívelpt_BR
dc.subjectPessoas com deficiência visualpt_BR
dc.subjectFlipboardpt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectAccessibilitypt_BR
dc.subjectWebjournalismpt_BR
dc.subjectJournalismpt_BR
dc.subjectAffordable communicationpt_BR
dc.subjectPeople with visual impairmentpt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.titleDispositivos móveis e acessibilidade: um estudo sobre o uso do Flipboard por pessoas com deficiências visuaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Joana Belarmino de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4094182373650406pt_BR
dc.creator.LattesLattes não recuperado em 19/08/2019.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho analisa a funcionalidade e usabilidade do aplicativo de notícias Flipboard especificamente para o público de pessoas com deficiência visual, tendo em vista dois aspectos de apelo inicial: a empregabilidade do design e a busca da confiança do público consumidor a partir do reforço da importância da credibilidade entre as notícias selecionadas para o mesmo pelo aplicativo. Para atingir o objetivo, foi feita uma análise das funções do aplicativo, inclusive de acessibilidade, pontuadas a partir de conceitos teóricos e conceitos práticos, entre eles a aplicação de observação do uso do mesmo por pessoas com deficiências visuais. Descobriu-se que além da busca incessante pela seleção exata de notícias para cada consumidor de forma personalizada a partir de algoritmos de computador, há uma preocupação latente com a eliminação de notícias que porventura sejam inverdades e com o design empregado em todas as etapas do processo de leitura da notícia. Um dos questionamentos aqui desenvolvidos é: a funcionalidade deste design também se aplica ao público com deficiência visual? Conseguiu-se identificar que o Flipboard ascende como um modelo de negócios focado no consumidor premium e que de certa forma reconfigura o modo de produção e divulgação de notícias, baseado até então no modelo industrial, porém não se apresenta como um produto completamente acessível para pessoas com deficiências visuais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentComunicaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Jornalismopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
Appears in Collections:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Mestrado Profissional em Jornalismo

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