Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15310
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMarques, Daniel Sorrentino-
dc.date.accessioned2019-08-20T20:44:02Z-
dc.date.available2019-08-20-
dc.date.available2019-08-20T20:44:02Z-
dc.date.issued2018-01-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15310-
dc.description.abstractThe interaction of art with thedigitizationofthemediageneratesacomprehensivespectrumofdigital art. Within this spectrum, will lectured on glitch art, a digital art form that works with the intentional introduction of errors in his works of art. Specifically, digital media was studied to make a creative production, using, subverting or listing solutions for artistic creation through computing. We developed a computer program using the visual programming language Pure Data, which transforms the process of creating glitch art into something practical for the artist, showing results that can be explored visually and with less delay. This new method offers less risk of destruction ofthefilesand reduces the computational knowledge load necessary to cause a failure with artistic intention. Additionally, we investigate the possibilities that this glitch facilitator creates for new interactions within the two fields of knowledge focused on this project: art and computing.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eliane Freitas (elianneaninha@gmail.com) on 2019-08-20T20:44:01Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 9287867 bytes, checksum: 8f73b533cac98115428d416a5bde923d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-20T20:44:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 9287867 bytes, checksum: 8f73b533cac98115428d416a5bde923d (MD5) Previous issue date: 2018-01-25en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPure datapt_BR
dc.subjectGlitch artpt_BR
dc.subjectArte computacionalpt_BR
dc.subjectComputacional artpt_BR
dc.titleGlitch art e pure data : utilizando Pure Data para transformar o processo de criação de Glitch em ferramentapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Batista, Carlos Eduardo Coelho Freire-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8415439327232902pt_BR
dc.contributor.advisor2Pereira, José Amâncio Tonezzi Rodrigues-
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8634159577430875pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8626770765001489pt_BR
dc.description.resumoA interação da arte com a digitalização da mídia gera um espectro abrangente de arte digital. Dentro deste espectro, dissertamos sobre glitch art, uma forma de arte digital que trabalha com a introdução intencional de erros em suas obras de arte. Especificamente, a mídia digital foi estudada para fazer uma produção criativa, usando, subvertendo ou listando soluções para criação artística através da computação. Desenvolvemos um programa de computador utilizando a linguagem de programação visual Pure Data, que transforma o processo de criação de glitch art em algo prático para o artista, mostrando resultados que possam ser explorados visualmente e com menos atrasos. Esse novo método oferece menor risco de destruição dos arquivos e reduz a carga de conhecimento computacional necessária para causar uma falha com intenção artística. Adicionalmente, investigamos as possibilidades que este programa facilitador de glitch cria para novas interações dentro dos dois campos de conhecimento focados neste projeto: arte e computação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInformáticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total9,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons