Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15314
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVilarim Neto, Manoel Mariano-
dc.date.accessioned2019-08-20T20:52:23Z-
dc.date.available2019-08-20-
dc.date.available2019-08-20T20:52:23Z-
dc.date.issued2018-12-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15314-
dc.description.abstractThis research had as general objective to analyze the participation and / or absence of participation of the administrative staff of the Education Center, in the Quality of Life in Work Program organized by the Vice-Rectory of People Management of the Federal University of Paraíba. In this sense, the work intends to problematize issues related to public management in higher education, within the framework of actions in the field of human resources. We sought to understand how this process of participation in its multiple and complex aspects occurred in the universe of the institution and to understand the dynamics of the elaboration and implementation of the Quality of Life Program within the scope of the aforementioned locus. In methodological terms, questionnaires were applied to the technical-administrative servers of the Education Center. The results of the research pointed out several problems in relation to the design of QWL programs, which do not stimulate the actors' actions as participants in the planning of actions. This distancing results in a low participation of the servants, although the same ones reveal a desire of involvement with subjects of this nature.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eliane Freitas (elianneaninha@gmail.com) on 2019-08-20T20:52:23Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 1219253 bytes, checksum: f2b51e5337e0a6fd0be645b6aac01b52 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-20T20:52:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 1219253 bytes, checksum: f2b51e5337e0a6fd0be645b6aac01b52 (MD5) Previous issue date: 2018-12-14en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectQualidade de vida no trabalhopt_BR
dc.subjectGestão Pública na Educação Superiorpt_BR
dc.subjectParticipationpt_BR
dc.subjectQuality of life at workpt_BR
dc.subjectPublic management in higher educationpt_BR
dc.titleParticipação dos servidores técnico administrativos do Centro de Educação no programa de qualidade de vida no trabalho da Universidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Soares, Swamy de Paula Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4965245681713092pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2093651544749524pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo geral analisar a questão da participação e/ou ausência de participação dos servidores técnico administrativos do Centro de Educação, no Programa Qualidade de Vida no Trabalho organizado pela Pró-reitoria Gestão de Pessoas da Universidade Federal da Paraíba. Neste sentido, o trabalho pretende problematizar questões relativas à gestão pública na educação superior, no âmbito das ações no campo de recursos humanos. Buscamos entender como ocorria esse processo da participação nos seus múltiplos e complexos aspectos no universo da instituição e compreender a dinâmica da elaboração e implantação do Programa de Qualidade de Vida no âmbito do locus já citado. Em termos metodológicos, foram aplicados questionários aos servidores técnicoadministrativos do Centro de Educação. Os resultados da pesquisa apontaram diversos problemas em relação ao desenho dos programas de QVT, que não estimulam a atuação dos atores como partícipes do planejamento das ações. Esse distanciamento resulta em uma baixa participação dos servidores, ainda que os mesmos revelem um desejo de envolvimento com temáticas desta natureza.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons