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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15344
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMedeiros, Rafaela de Sousa-
dc.date.accessioned2019-08-22T16:03:33Z-
dc.date.available2019-05-14-
dc.date.available2019-08-22T16:03:33Z-
dc.date.issued2019-05-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15344-
dc.description.abstractThe urban infrastructure is composed by several subsystems, which provide the instruments and means necessary for the population to carry out its activities. The road subsystem is formed by transportation routes, structures that allow the movement of people and goods and also give support to elements of other subsystems. The roads are directly linked to the activities developed in cities, and because of that, constant investments are necessary to keep them at an adequate level of service. Thus, the use of tools and data to aid the decision making are very useful, since it allows to establish the technical and economically most appropriate intervention for each scenario. The present work sought to analyze the perception of the users about the elements that compose the urban road system (pavement, bicycle path, sidewalk and surface drainage) and, from this, define a method to evaluate their quality. From the bibliographic review, three indicators were chosen for each element, which were used in the questionnaire and also in the evaluation method of the urban roads. The questionnaire was developed using the Best-Worst Scaling technique, where the indicators could be classified as "best", "worst" or “neither”. For the bicycle path, sidewalk and drainage, the "Conservation" indicator was the most important according to the respondentes; for the pavement, “Pothole” was the most important indicator. In the evaluation of the roads, the pavement was the element with the best results according to the current condition, considering its three indicators. The other three elements had mixed results, especially the sidewalk and drainage, as some of their indicators presented different classifications in each of the routes analyzed. Statistical analysis of the scores showed that, despite three cases with high coefficients of variation, most of the indicators obtained satisfactory results, showing that the method is easy to understand and can be used to evaluate urban roads.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Germana Laura (germanalaura@hotmail.com) on 2019-08-22T16:03:32Z No. of bitstreams: 1 RSM14052019.pdf: 2349945 bytes, checksum: 58ee8d31b579ed1622fbe9af63c61c46 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-22T16:03:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RSM14052019.pdf: 2349945 bytes, checksum: 58ee8d31b579ed1622fbe9af63c61c46 (MD5) Previous issue date: 2019-05-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectVias urbanaspt_BR
dc.subjectInfraestrutura urbanapt_BR
dc.subjectSistema de gerênciapt_BR
dc.titleUso de Indicadores para Avaliação do Sistema Viário Urbanopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Melo, Ricardo Almeida de.-
dc.description.resumoA infraestrutura urbana é composta por diversos subsistemas, os quais fornecem os instrumentos e meios necessários para que a população realize suas atividades. O subsistema viário é formado pelas vias de transporte, estruturas que permitem o deslocamento de pessoas e mercadorias e que também dão suporte a elementos de outros subsistemas. As vias estão diretamente ligadas às atividades desenvolvidas nas cidades, portanto, investimentos constantes são necessários para que elas se mantenham em um nível de serviço adequado. Com isso, o uso de ferramentas e dados para auxiliar a tomada de decisão são é de grande utilidade, pois permite estabelecer a intervenção técnica e economicamente mais adequada para cada cenário. O presente trabalho buscou analisar a percepção dos usuários sobre os elementos que compõem o sistema viário urbano (pavimento, ciclovia/ciclofaixa, calçada e drenagem superficial) e, a partir disso, definir um método para avaliar a qualidade dos mesmos. A partir da revisão bibliográfica, três indicadores foram escolhidos para cada elemento, os quais foram usados no questionário e também no método de avaliação das vias. O questionário foi desenvolvido com o uso da técnica Best-Worst Scalling, onde os indicadores puderam ser classificados como “melhor”, “pior” ou “nenhum dos dois”. Para as ciclovias/ciclofaixas, calçadas e drenagem, o indicador “Conservação” foi o mais importante segundo os respondentes; para o pavimento, o mais importante foi “Buraco/Panela”. Na avaliação das vias, o pavimento foi o elemento com os melhores resultados em relação à condição atual, considerando seus três indicadores. Os outros três elementos tiveram resultados variados, com destaque para a calçada e drenagem, pois alguns de seus indicadores apresentaram diferentes classificações em cada uma das vias analisadas. A análise estatística das notas dos avaliadores mostrou que, apesar do registro de três casos com coeficientes de variação elevados, a maioria dos indicadores obteve resultados satisfatórios, mostrando que o método é de fácil compreensão e pode ser usado na avaliação das vias.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEngenharia Cívil e Ambientalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
Aparece nas coleções:CT - TCC - Engenharia Civil e Ambiental

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