Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15371
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Costa Filho, Joaquim Alves da | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-26T16:15:12Z | - |
dc.date.available | 2019-08-26 | - |
dc.date.available | 2019-08-26T16:15:12Z | - |
dc.date.issued | 2018-08-31 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15371 | - |
dc.description.abstract | This research sought to address higher education government of Fernando Henrique Cardoso – FHC (1995-2002), and Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010), with regard to the process of expansion, extension and internalization of higher education (HELs), Brazilian public and private, as well as the courses from public policies implemented by these managements for those managements for the promotion and development of this subsector. That said, the general objective of this study it’s to analyze the dynamics socioespaciais in the city of Brazil, as resulting from the presence of the public and private higher education. Higher education in cajazeirense territory in the early 1970, however, just came to develop and consolidate from the decade of 1980 and the first decade of the years 2000, respectively, depending on the implementation of the teacher training Center of the Federal University of Paraíba (CFP/UFPB), in 1980, and with the expansion and extension of IES and subsequent courses to the year 2006. The methodology of approach and procedures assumed continuous and contradictory changes revealed in the form and content of the phenomena deployed in the city of Brazil, as a reflection of the higher education subsector. Thus, dialectical and historical materialism led our theoretical and methodological reflection to realize our goals, primary and secondary. We gave importance to the qualitative analysis, defining the bibliographical research, documentation, field, data and information collection, as being the main procedures of that research. The findings from this study allow us to affirm that the presence of higher education triggered changes in morphology and in the contents of the intraurbano space of Cajazeiras. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Eliane Freitas (elianneaninha@gmail.com) on 2019-08-26T16:15:12Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 4819317 bytes, checksum: 8aa8983217e0f00b15ab0029f1a5c2e6 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-08-26T16:15:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 4819317 bytes, checksum: 8aa8983217e0f00b15ab0029f1a5c2e6 (MD5) Previous issue date: 2018-08-31 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Interiorização | pt_BR |
dc.subject | Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject | Dinâmicas socioespaciais | pt_BR |
dc.subject | Cajazeiras | pt_BR |
dc.subject | Interiorization | pt_BR |
dc.subject | Higher education | pt_BR |
dc.subject | Sociospatial dynamics | pt_BR |
dc.title | As novas dinâmicas socioespaciais no espaço urbano da cidade de Cajazeiras-PB, como resultantes da presença do Ensino Superior | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Galvão, Josias de Castro | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3638132305709376 | pt_BR |
dc.contributor.advisor2 | Sales, Andréa Leandra Porto | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0430615022512621 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa buscou abordar a educação superior nos governos de Fernando Henrique Cardoso – FHC (1995-2002) e Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010), no que tange ao processo de expansão, ampliação e interiorização das Instituições de Ensino Superior (IES), públicas e privadas brasileiras, bem como os cursos a partir das políticas públicas implementadas por essas gestões para o fomento e desenvolvimento deste subsetor de ensino. Posto isso, o objetivo geral deste estudo é analisar as dinâmicas socioespaciais na cidade de Cajazeiras-Paraíba, como resultantes da presença do ensino superior público e privado. O ensino superior se instalou em Cajazeiras no início da década de 1970, no entanto, só veio a se desenvolver e consolidar-se a partir da década de 1980 e no primeiro decênio dos anos 2000, respectivamente, em função da implantação do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal da Paraíba (CFP/UFPB), em 1980, e com a expansão e ampliação de IES e cursos, posterior ao ano de 2006. A metodologia de abordagem e os procedimentos partiu do princípio das mudanças contínuas e contraditórias reveladas na forma e no conteúdo dos fenômenos desdobrados na cidade de Cajazeiras, como reflexo do subsetor de ensino superior. Assim, o materialismo histórico e dialético conduziu a nossa reflexão teórica e metodológica para dar conta dos nossos objetivos, primário e secundários. Demos relevância à análise qualitativa e quantitativa, definindo a pesquisa bibliográfica, documental, de campo, de levantamento de dados e informações, como sendo os principais procedimentos da referida pesquisa. As descobertas provenientes deste estudo nos permitem afirmar que a presença do ensino superior desencadeou mudanças na morfologia e no conteúdo do espaço intraurbano de Cajazeiras. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Geografia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Geografia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Geografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Arquivototal.pdf | Arquivo total | 4,71 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons